Tipos de Aparelhos Ortodônticos

Metálico

Autoligável-Damon

 Você sabia que existem vários tipos de aparelhos Ortodônticos? 

A maioria das pessoas conhece apenas os aparelhos metálicos, porém também existem os aparelhos cerâmicos (mais estéticos); o de policarbonato (tipo de plástico); o Lingual; os Autoligáveis e o Invisalign.

Como em todos os ramos de atividade, a Ortodontia também sofre evoluções. Estas evoluções ocorrem em vários sentidos. O primeiro é quanto à força aplicada aos dentes. Sabe-se que um dos efeitos colaterais indesejáveis em um tratamento ortodôntico é a reabsorção radicular (diminuição do tamanho das raízes), o qual é decorrente de uma aplicação de força exagerada ao dente. Com a intenção de reduzir esse risco, a Ortodontia vem evoluindo em termos tecnológicos e científicos para que o Ortodontista aplique uma força mínima e biologicamente mais compatível. Nesse sentido surgiram fios termicamente ativados, os quais são muito mais flexíveis e também variam sua flexibilidade com a temperatura da boca. Além disso, também surgiu um novo aparelho (Chamado de autoligável). Esse aparelho reduz o atrito que o fio faz com os bráquetes (pecinhas coladas aos dentes). Isso torna o tratamento mais seguro, menos doloroso, menor tempo de tratamento e maior intervalo entre as consultas (de 2/2 meses). Neste aparelho estão dispensadas as famosas borrachinhas (aquelas coloridas), diminuindo o acúmulo de placa bacteriana.

O segundo sentido é quanto à estética. Ainda hoje existe uma aversão ao chamado “sorriso metálico” pelos adultos. Isso faz com que muitos deixem de corrigir seus dentes simplesmente por não querer o tal sorriso metálico. Na busca de solucionar esse problema, as indústrias da área Ortodôntica desenvolveram os bráquetes cerâmicos. São conhecidos pelo público como aparelho estético. Ainda quanto a esse aparelho, também foi desenvolvido um fio estético, o qual recebe uma cobertura com cor semelhante ao dente. A desvantagem desse aparelho é o custo. Tentando reduzir esse custo surgiu o aparelho de Policarbonato (tipo de plástico). Mas, quanto a esse aparelho, tenho que alertar para as inúmeras desvantagens, as quais acabam anulando a vantagem do custo. São bráquetes que descolam do dente com muita facilidade. Também sofrem desgastes com a escovação pelo paciente, provocando a necessidade de troca de bráquetes durante o tratamento. Assim, desaconselho o seu uso. Ainda quanto à estética, mesmo com o surgimento de bráquetes estéticos, muitas pessoas continuavam com a aversão aos bráquetes. Então apareceram os bráquetes linguais. Estes são metálicos, porém são colados pelo lado de dentro dos dentes (Pelo lado da língua). Dessa maneira, fica impossível a visualização dos bráquetes no dia-a-dia. O grande inconveniente está no desconforto que o mesmo pode acarretar ao paciente, visto que as peças ficam em contato direto com a língua. Pensando nesse paciente que se recusa a usar bráquetes pela questão estética, a Ortodontia desenvolveu um sistema de correção da posição dos dentes sem a necessidade de bráquetes. Esse Sistema é chamado de INVISALIGN. Este sistema consiste no uso de um conjunto de placas individualizadas que recobrem os dentes, são totalmente transparentes e são muito finas. É importante ressaltar que cada caso requer uma necessidade, assim, é importante consultar um Ortodontista com experiência para que ele indique a você qual é o aparelho mais indicado para seu caso.

Dr. Ricardo Resstom – Mestrado em Ortodontia; Especialista em Ortopedia Facial e em Prótese Dentária. – Prof. Coordenador do curso de Ortodontia no IPO-THUM-Joinville-SC

Dra. Priscila Resstom – Especialista em Odontopediatria com pós-graduação em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares.

Fone: 047 – 3028.9628

Cerâmico - Safira

Lingual

Invisalign

About these ads
Esse post foi publicado em Ortodontia e Ortopedia Facial. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Tipos de Aparelhos Ortodônticos

  1. bom, neste momento eu estou usando aparelho fixo,será que depois de eu tirar o aparelho fixo eu vou usar uma móvel

    • Olá Armanda,
      Bem, os aparelhos móveis pós-tratamento ortodôntico são conhecidos como contenções. Existem também as contenções fixas, porém a definição de qual usar é de responsabilidade do profissional. Existem correntes dentro da Ortodontia, mais precisamente, dentro da Ortopedia Funcional dos Maxilares, a qual é contra o uso das contenções. Para essa corrente, havendo equilíbrio na função mastigatória , não há motivo para ocorrer movimentos dentários pós-tratamento. Isso é uma verdade. Porém, aqui vai minha humilde opinião depois de ter mais de 3000 casos finalizados. Após o fim de todo tratamento Ortodôntico, TODOS OS ORTODONTISTAS, devem realizar o ajuste oclusal (ajuste de toques dentários) para equilibrar a mastigação (que deve ser bilateral). E, após esses ajustes, haverão micro-movimentos dentários de acomodação (mais ou menos como um terreno após um terremoto). Esses micro-movimentos podem causar um novo desequilíbrio nos toques entre os dentes e, se um dente estiver recebendo um toque prematuro (ao se fechar a boca toca em um único dente) este irá se movimentar, principalmente num pós-tratamento ortodôntico (pois o osso estará mais recente). Assim, eu aconselho o uso de contenções (aparelhos móveis) pelo perído de 18 meses ( sendo 6 meses diuturno e 12 meses só para dormir), visto que nesse período seu ortodontista irá agendar consultas semestrais para reavaliar o ajuste da mordida.
      Espero ter ajudado e agradeço à visita. Volte sempre.
      Ricardo Resstom

    • OLÁ ARMANDA,
      BEM, EXISTEM ESCOLAS DIFERENTES SOBRE ESSE ASSUNTO. UMA DELAS PRECONIZA USO DE CONTENÇÃO EM TODOS OS CASOS. OUTRA DIZ QUE NUNCA DEVE SER USADO CONTENÇÕES, POIS DEVE HAVER UM EQUILÍBRIO DE FORÇAS SOBRE OS DENTES O QUAL ESTABILIZA A POSIÇÃO DO DENTE. MINHA OPINIÃO E EXPERIÊNCIA É QUE TODOS OS CASOS PÓS ORTODÔNTICOS DEVEM SER FINALIZADOS COM AJUSTE OCLUSAL (AJUSTE DA MORDIDA) EM DINÂMICA E ESTÁTICA, OU SEJA, AJUSTAR OS TOQUES DOS DENTES TANTO NOS MOVIMENTOS DE MASTIGAÇÃO COMO NO PONTO DE MORDIDA MÁXIMA. FEITO ISSO, EU COLOCO AS CONTENÇÕES NOS PACIENTES POR UM PERÍODO DE 18 MESES. CASO O PACIENTE TENHA ALGUM OUTRO DESEQUILÍBRIO DE HÁBITOS (EX: ROE UNHA, MORDE LÁPIS, COLOCA A LÍNGUA ENTRE OS DENTES QUANDO ENGOLE OU PRONUNCIA OS FONEMAS “S” E “T”) ESSES PACIENTES RECEBERÃO A ORIENTAÇÃO DE USAR AS CONTENÇÕES PARA O RESTO DA VIDA PARA DORMIR. AGORA, COMO EU DISSE, EXISTEM DUAS ESCOLAS, NESSE CASO VOCÊ DEVE SEGUIR A ORIENTAÇÃO DO SEU ORTODONTISTA, POIS ELE É O RESPONSÁVEL PELO SEU TRATAMENTO.
      UM ABRAÇO
      RICARDO RESSTOM

  2. Camila Paiva disse:

    Quando adolescente infelizmente levei uma pedrada que bateu no meu dente incisivo central , e o quebrou totalmente, Tive duas opçoes, fazer um implante ou colocar um dente provisório, logo minha mãe escolheu o provisório, mal informada eu não sabia que com um tempo ele se tornaria desconfortavel. Queria saber como fica uma pessoa que tem um pivo mais precisa usar aparelho, nunca vi foto de ninguem assim, favor me diga que não é preciso a remoção dele no periodo de uso do aparelho …

    • Olá Camila, Você colocou que fez um provisório…mas você ainda tem a raiz do dente?? Se você tem a raiz e ela estiver em boa condição a melhor solução é fazer um novo dente suportado à raiz. Se você não tem a raiz ou se for extraí-la para colocar um implante e tem que fazer um tratamento ortodôntico para ganhar espaço para o implante ou para corrigir o posicionamento dos dentes é possível colocar um dente provisório preso ao aparelho. Ele não servirá para mastigação, porém servirá como estética para que você não fique sem dente durante o tratamento. Vou tentar enviar uma foto de exemplo pelo email que consta na sua mensagem. qualquer dúvida me escreva.
      Abraços
      Ricardo Resstom

      • Camila Paiva disse:

        Retirei a raiz do dente, e nem sabia dessa possibilidade de fazer um dente suportado à raiz, se esse tratamento for mais barato que um dente provisório não duvido nada que o dentista fez o que era melhor para ele. Obrigado pelo esclarecimento .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s