Você sabia que mastigar de um lado só pode deixar seu rosto torto???

A maioria das pessoas mastiga de um lado só, mas não imagina que isso provoca uma assimetria na face. É comum escutarmos que um lado do rosto não é igual ao outro. É verdade, porém, mastigar de um lado só estimula o crescimento da mandíbula (osso inferior da boca) do lado que a pessoa NÃO mastiga. Essa mastigação unilateral também causa uma diferença na altura dos olhos do lado esquerdo e direito. O olho do lado que o paciente mastiga fica mais baixo que o outro. Além disso, o sorriso fica inclinado, onde o lábio do lado que a pessoa mastiga fica mais alto quando ela sorri. Isso acontece por que a musculatura da boca do lado que a pessoa mastiga fica mais forte (hipertrofiada), assim, quando a pessoa sorri essa musculatura levanta o lábio mais do que o lado oposto. Também ocorre, com o tempo, um desgaste maior nos dentes do lado que a pessoa mastiga, acarretando um sorriso inclinado. Essa mastigação unilateral pode chegar a causar uma assimetria tão grave que é necessário a correção cirúrgica. Mas, além desse problema estético, a mastigação unilateral provoca estiramento da ATM (articulação têmporo mandibular) e, conseqüentemente estalos e dores de cabeça. Em longo prazo pode causar um trauma excessivo em alguns dentes o que causará perda de osso que o envolve, expondo a raíz dos mesmos. Tal exposição causa sensibilidade ao frio, calor e doce. Se isso não é corrigido, a perda desse osso continua, chegando até a perda do dente em um grau mais severo. Em alguns casos a assimetria facial faz com que a pessoa incline a cabeça para compensar a assimetria. Essa conduta provoca um desequilíbrio do corpo para um lado, o qual é compensado pela coluna, acarretando com o tempo um desvio e, conseqüentemente, dores.  Será que você tem uma mastigação unilateral? Cuide-se, preserve sua saúdel.

Como exemplo, trouxe 2 mulheres consideradas lindíssimas, mas que possuem a assimetrias. As fotos da Grazi Massafera  mostram que a mandíbula do lado esquerdo dela (direito de quem vê) parece ser maior; O olho do lado direito dela (esquerdo de quem vê) é mais baixo; O lábio do lado direito dela (esquerdo de quem vê) fica mais alto com o sorriso (observe que ela inclina a cabeça para direita dela) e, finalmente, se vê uma inclinação grande do plano de sorriso dental, onde o lado direito dela é mais alto, evidenciando uma mastigação do lado direito dela (esquerdo de quem vê).

Já as fotos da Juliana Paes mostram uma mandíbula do lado direito dela maior (esquerdo de quem vê), inclusive bem mais grossa; O olho do lado esquerdo dela (direito de quem vê) é bem mais baixo; O lábio do lado esquerdo dela (direito de quem vê) é bem mais alto ao sorrir, inclusive chega a fazer uma covinha, evidenciando que ela mastiga mais do lado esquerdo dela (direito de quem vê). Como curiosidade, procurando as fotos delas na internet se verifica que elas procuram pegar um melhor ângulo para tirar as fotos, e se observa que a Grazi tem muito mais fotos com o rosto ligeiramente virado para à direita dela (esquerda de quem vê) e a Juliana Paes tem muito mais fotos com o rosto  virado ligeiramente para esquerda dela (direito de quem vê), ficando claro que dessa forma se mascara as inclinações assimétricas, pois, viradas com o rosto do lado que elas não mastigam se disfarça a assimetria. Já, nas fotos que aparecem com o rosto virado para o lado que mastigam, se evidencia a assimetria.

OBS: Todas as fotos foram tiradas da internet.

  • Grazi Massafera
  • Mandíbula esquerda dela (direita de quem vê) mais alta .
  • Olho do lado direito dela (esquerda de quem vê) mais baixo.
  • Lábio do lado direito dela (esquerdo de quem vê) mais alto com o sorriso.
  • Mastigação predominante do lado direito

Juliana Paes

  • Mandíbula direita dela (esquerda de quem vê) mais alta e mais larga.
  • Olho do lado esquerdo dela (direita de quem vê) mais baixo.
  • Lábio do lado esquerdo dela (direita de quem vê) mais alto com o sorriso, inclusive fazendo uma covinha.
  • Mastigação predominante do lado esquerdo

Daniela Suzuki

  • Mandíbula do lado direito dela (esquerda de quem vê) mais alta.
  • Olho do lado esquerdo dela (direita de quem vê) mais baixo.
  • Lábio esquerdo dela (direita de quem vê) mais alto com o sorriso.
  • Mastigação predominantemente do lado esquerdo.
About these ads
Esse post foi publicado em Ortodontia e Ortopedia Facial. Bookmark o link permanente.

165 respostas para Você sabia que mastigar de um lado só pode deixar seu rosto torto???

  1. MARLENE DUTRA disse:

    muito boa essa mensagem ,a eu precisso muito de cuidar dos meus dentes , mas nao posso

      • leandro bento disse:

        queria saber se em 1 ano meu rosto ficou assimétrico para um lado fazendo exércicios e mastigando do outro lado pode resolver e eu estando na fase da puberdade posso ter facilidade na melhora da assimétria facial

      • Fátima disse:

        Certamente, falta de dinheiro para pagar um ótimo dentista. O Brasil tem um número enorme de dentistas mas pouquíssimos chegam a ser ao menos bons. Perdi dente com 13 anos por procedimentos errados. Na idade adulta meu sonho era ter dentes perfeitos e ainda é pois estou viva não tendo realizado o mesmo. Infelizmente, conheci péssimos profissionais. Tenho uma colega fazendo tratamento enorme incluindo implantes no Inco25, excelente, parcelado em 36 vezes q é a única maneira possível para ela realizar o mesmo. O motivo? Era paciente do famoso Armando Lenga onde chegava a deixar quase todo o salário pela confiança no profissional que sempre fez um trabalho maravilhoso em seus dentes. Mas ele faleceu e precisando procurar outro dentista acabou não tendo sorte, sei lá. Nós duas chegamos a nos tratar no mesmo profissional, um tal de Leonardo (não vou colocar o sobrenome). Péssimo dentista! Resultado: vou perder dentes e partir para implante ou ponte fixa (menos dolorido, acredito) e estou com assimetria por mastigar durante um bom tempo somente do lado esquerdo. Acredito que meu caso é um pouco mais sério pois tive paralisia de Bell do lado direito do rosto. Não está muito feio mas bem estranho. Sou funcionária pública federal trabalhando ligada a educação e saúde. Já viu, né? O salário é incrível! (rs)

      • Olá Fátima,
        Bons e maus profissionais existem em qualquer profissão…a odontologia não é a exceção. Pelo que vc relata sua mastigação para o lado esquerdo tem um motivo específico (sua paralisia). Assim, mesmo fazendo os ajustes para equilibrar a mastigação, você continuará mastigando do lado esquerdo. No entanto, você deve sempre procurar um profissional para realizar o equilíbrio na mastigação em um intervalo de 1 ano. Ir ao dentista regularmente é muito importante….e fazendo isso, o custo, em regra, será de manutenção e não de correção. Entendo que os custos da odontologia (feita por um bom profissional) não são altos, o problema maior está na importância que se dá à saúde bucal se comparada com a importância de se “TER”. Aqui no Brasil é mais importante ter um celular de última geração do que se ter uma excelente saúde bucal. As pessoas não se importam em pagar R$2.000,00 por um celular que ficará desatualizado depois de, no máximo, 6 meses…e pior, vão querer trocar de novo. Em compensação, gastar R$200,00 com um dentista é considerado um valor absurdo. Bem, mas isso não é o intuito do Blog, não sou economista ou coisa parecida. Não conheço a clínica a qual vc mencionou, e não sou contra ao tipo de parcelamento que você citou, se eles conseguem fazer dessa forma, bom para eles e para o consumidor. O importante é “fazer o que tem que ser feito”…Espero que encontre um bom profissional e que ele possa te ajudar…Agora, o salário…esse tem que reclamar com a Dilma…rsrsrs
        Abraços
        Ricardo Resstom

  2. MARCOS ROCHA LONDRINA disse:

    eu tenho bruxismo, e uso a placa de silicone para dormir, tive que refaser os dentes pois eles ficaram tortos , gastaram muito, eu ja recoloquei todos os dentes , fis faseta ” recapei os dentes! mas na hora de sorrir o labio fica mais imclinado do lado direito, fica bem feio, queria saber se da pra faser alguma coisa pra endireitar o meu sorrizo, pois me incomoda muito,,, na hora de tirar foto , tenho vergonha , pois as pessoas tem um sorrizo legal e eu nao tenho!!

    • Olá Marcos,
      Bem, pelo que você relatou, é bem provável que vc tenha (ou teve por muito tempo), uma mastigação unilateral direita ( se entendi certo, você comentou que possui uma inclinação do lábio direito). Se você olhar as fotos que eu postei, poderá identificar as características na assimetria facial de alguém que mastigue predominantemente do lado direito e comparar com você mesmo. Bem, quando ocorre a instalação da assimetria, não bastará apenas realizar o ajuste oclusal (de mordida) para que a assimetria desapareça. A assimetria só poderá ser corrigida com auxílio de cirurgia ORTOGNÁTICA. Seria interessante que você consultasse com um bom Ortodontista de sua cidade. Ele poderá lhe orientar melhor. Se sua cidade for realmente Londrina-Pr, posso indicar uma colega que conheço em sua cidade.
      Obrigado por visitar nosso Blog.
      Ricardo Resstom

  3. MARCOS ROCHA LONDRINA disse:

    espero resposta!!

  4. Cristhian Vieira disse:

    Nossa eu sempre imaginei isso mas nunca tinha procurado saber. Tenho habito de tirar foto de um lado especifico e sempre elas saem boas, mas quando resolvo fazer um vídeo caseiro, sem luz sem nada, meu rosto fica completamente deformado. Por favor, me fala que ainda tem como concertar isso sem cirurgia, tipo como vc mencionou hipertrofia muscular da mandíbula, então ficar mascando chiclete do lado não desenvolvido pode resolver? Preciso concertar meu rosto, vc acredita que já pensei que esse problema do olho menor que o outro fosse caso de oftalmologista, tanto que toda vez que vou pergunto se não tem alguma coisa de errado.

    Muito obrigado, seu blog foi ultra informativo.

    • Olá Cristian,
      Bem, primeiro fico muito satisfeito de ter ajudado alguém com o blog, e agradeço sua visita. Com relação às assimetrias faciais provocadas por mastigação unilateral podem ser corrigidas sem cirurgia na fase de crescimento ( até aproximadamente 12, 13 anos), depois disso , só com cirurgia. No entanto, você não deve se preocupar tanto…a maioria da população mundial tem alguma assimetria. Como você pôde observar nos exemplos mostrados, as assimetrias não são determinantes na beleza da pessoa! Mas o que você deve se preocupar é com a função mastigatória, pois se você não eliminar as causas da mastigação unilateral, além dessa assimetria ir aumentando, provocará problemas na articulação têmporo mandibular (articulação responsável pela abertura e fechamento da boca; próxima ao ouvido) podendo chegar a limitar movimentos de abertura, fechamento e lateralidade da boca. Também pode acarretar em dores de cabeça, zumbido no ouvido a até cansaço nos olhos. O ideal é que você procure um Ortodontista ou Ortopedista Funcional dos Maxilares para que ele faça uma avaliação. Nem sempre é necessário colocar aparelho ortodôntico. Muitas vezes consegue-se equilibrar a mastigação com ajustes nos dentes (pequenos desgastes). Dê uma olhada no artigo que ccoloquei no Blog sobre dores de cabeça, você vai entender melhor…e qualquer dúvida me escreva, terei satisfação em esclarecer.
      Um abraço
      Ricardo Resstom

      • leandro bento disse:

        tenho 18 anos de idade de tanto jogar gude e fechar o olho fiquei com um lado do rosto pouquo maior nada que me encomodasse.mais devido a uma forte depressão tive dificuldades para dormir e o lado que eu consegia dormir era o esquerdo forçando para a direita resultado deformou minha boca nariz rosto e até a placa dentaria .o que fazer?

      • Olá Leandro,
        Realmente é possível criar assimetria na face se dormimos sempre com o mesmo lado do rosto voltado para o travesseiro. Isso é raro, pois quando dormimos geralmente nos movimentamos bastante. Mas, é possível criar a assimetria caso não nos mexemos. Principalmente na fase de crescimento. Como não fiz uma avaliação clínica pessoal em você, meu conselho é consultar com um Ortodontista ou Ortopedista Funcional dos Maxilares para que eles avaliem seu caso. Como você já passou pela fase de crescimento, se essa assimetria for severa afetando até sua relação dentária, haverá necessidade de uma associação de um tratamento ortodôntico com cirurgia ortognática. Procure um profissional na sua cidade. Ele poderá te ajudar.
        Um abraço
        Ricardo Resstom

    • dagandaia disse:

      Kkkkkkk… foi mal, não pude me conter. kkkk…

  5. Paulo Vieira disse:

    Olá, eu tenho o lado do rosto esquerdo maior que o direito, devido a mastigação demasiada de um lado só, eu percebo que o músculo do maxilar esquerdo é maior que o direito, nesse caso, teria como resolver? nem se for caso de cirurgia, eu tenho que arrumar isso, porque nao aguento mais tirar foto de um lado só rsrsrs…
    E qual email eu posso contatar voces?
    Obrigado!

    • Olá Paulo, bem…eliminar sua mastigação unilateral sempre será possível. Para isso é necessário realizar ajustes oclusais (ajustes nos dentes tanto em movimentos laterias como na máxima mordida). Em alguns casos, para se realizar esses ajustes é necessário realizar um tratamento ortodôntico prévio, pois os dentes têm que estar em posição adequada. Já quanto a assimetria instalada, em pacientes em fase de crescimento, é possível corrigir com aparelhos de Ortopedia Funcional dos Maxilares. Contudo nos adultos, essas assimetrias só poderão ser corrigidas com cirurgias. Mas Paulo, essas assimetrias, em geral, são irrelevantes, não interferem na beleza ou feiura (rsrsrs) da pessoa. Apesar que a beleza é subjetiva e cada um sabe o quanto esses detalhes lhe encomodam. O principal é eliminar a mastigação unilateral, pois esta pode trazer, além da assimetria facial, problemas na ATM (articulação têmporo mandibular – que é a articulação responsável pelos movimentos da boca), dores de cabeça frequentes, zumbido no ouvido e cansaço nos olhos. Dê uma olhada no artigo sobre enxaquecas. Para dar um diagnóstico preciso é necessário você fazer uma avaliação clínica primeiro. Como você solicitou, nosso contato é 047-3028.9628.
      Agradeço pela visita ao blog e pelo comentário.
      Um abraço
      Ricardo Resstom

  6. Paulo Vieira disse:

    Oi, obrigado pela resposta, gostaria de saber se voce conhece alguma clinica odontologica aqui de Cuiaba que voce possa me indicar…

    Obrigado.

  7. Paulo disse:

    ola, tenho queixo retraido e minha mandibula nao é tao larga. entao um tempo atras, um dentista me disse que mascando chicletes ela poderia aumentar, isso pq a mandibula, o naris a orelha e a mao do ser humano nunca param de crescer, confere?
    aparelho ajuda na melhora da mandibula inferior?ou so cirurgia mesmo. obrigado.

    • Olá Paulo,
      Não é verdade. Existe uma corrente que diz que a mandíbula pode ser avançada por toda a vida, desde que seja estimulada para isso, porém nào é mastigando chicletes que ela crescerá. Se fosse assim todo jogador de basquete americano teria o queixo gigantesco (rsrsrsrsrs)….brincadeiras a parte, o avanço é feito com aparelhos, no entanto, outra corrente, da qual faço parte, entende que esse avanço de mandíbula na fase adulta é muito lento…e trás um efeito colateral que é a DTM (disfunção da articulação têmporo-mandibular) antes de ocorrer qualquer crescimento de mandíbula. O uso de chicletes não promoverá um alargamento da sua mandíbula…é como uma musculação….para haver hipertrofia vc tem que fazer menos repetições com muito peso, do contrário, vc apenas condiciona a musculatura. Logo, tanto o avanço da mandíbula como seu alargamento, na fase adulta, só poderão ser realizadas com cirurgia ortognática.

  8. Elaine Alto disse:

    Olá, mastigo de um lado só há muito tempo e tem acarretado problemas que estou corrigindo, mas a dentista, neuro e otorrino foram unânimes em dizer que só a placa não bastará e marquei um especialista, mas gostaria de confirmar uma informação. Do lado que não mastigo, no ângulo do maxilar, eu sinto como se fosse um feixe solto, no início achei ser uma bolinha,mas a dentista foi categórica em dizer que é um feixe de um músculo que atrofiou e se deslocou, ela disse que isso é comum em DTM e reforçou que devo começar o tratamento urgente. Sinto pressão quando mastigo, muita dor de cabeça e nos músculos do pescoço, dor que parece garganta mas sem inflamção e sinto como se tivesse isso solto, que quando aperto fica pra lá e pra cá, mas não é visível, só se procurar. Isso pode acontecer na DTM?

    • Olá Elaine,
      Realmente a placa não irá resolver seu problema definitivamente. A placa só é usada como um diagnóstico diferencial ou em casos onde o paciente está em crise, não conseguindo nem mesmo abrir a boca suficientemente. Em relação ao diagnóstico diferencial, esta placa é usada quando o paciente relata dores mas não temos certeza se é relacionada à função mastigatória. Assim, confeccionamos uma placa (onde devemos realizar o ajuste desta na boca). Se, ao usar a placa as dores cessam, isso significa que o tratamento ortodôntico auxiliado com ajustes para equilibrar a mastigação resolverão o problema. Quanto ao seu relato, sempre tenho que considerar que não estou lhe examinando e, portanto, posso cometer um erro se eu afirmar ou negar sua dúvida. Quando mastigamos de um lado só, estaremos estirando os ligamentos e disco articular com mais frequencia do lado oposto ao que mastigamos. Isso sobrecarrega a ATM. Além disso, pela ATM passam nervos que partem da coluna cervical e vão para cabeça, olhos e ouvidos, passando exatamente pela ATM. Essa ATM estando comprimida pode comprimir também estes nervo, causando dores de cabeça, zumbido no ouvido e cansaço nos olhos (separadamente ou em conjunto). Estas disfunções na ATM são as chamadas DTM (disfunção têmporo-mandibular). Com relação ao feixe que vc relata, fiquei um pouco confuso, mas se entendi, pode ser dois músculos….o masséter ou o pterigoideo lateral. Mas não consigo vê-los deslocando…talvez exista um toque dentário primeiro de um lado e depois do outro, assim, o lado que se toca primeiro contrai primeiro e te dê a impressão de deslocamento. Mas eu seria leviano em afirmar que é isso, pois não lhe examinei. De qualquer forma, o correto é recuperar a função mastigatória de equilíbrio, ou seja, mastigação bilateral e sem dupla oclusão (sem tocar primiero em algum dente para depois deslizar para outros. Na maioria das vezes isso é um tratamento ortodôntico auxiliado com outras especialidades conforme o caso. Espero ter te ajudado, mas se ao invés disso eu te confundi ainda mais, pode escrever novamente.
      Um abraço
      Ricardo Resstom

      • Elaine Alto disse:

        ACho que deu pra entender. Esse feixe ou bolinha, sei lá, se estou com a boca relaxada ou aberta sinto, se eu cerro os dentes não sinto mais, é como se sumisse.

        Obrigada, procurarei um especialista.

      • Elaine Alto disse:

        Quando eu disse que procuraria um especialista não foi te desmerecendo ou ignorando sua informação, pelo contrário, sou muito grata pela atenção. Disse isso no sentido de seguir sua orientação e ter um exame mais detalhado.

        Novamente, obrigada

      • Imagina Elaine….não interpretei como desmerecimento…ao contrário…fiquei muito feliz em poder ter ajudado….
        Um Abraço
        Ricardo Resstom

  9. Paulo disse:

    ola, fiz um comentario com pergunta e nao foi postado nem respondido, por quê? obrigado.

    • Desculpe Paulo,
      Acabei de responder …infelizmente , me divido em várias funções, sou um Ortodontista clínico (atendo em consultório) e tb sou professor em duas escolas para formação de especialistas, em joinville e em criciúma, assim, dependendo dos compromissos, acabo ficando um pouco sobrecarregado….mas sempre respondo…pode demorar,,,,mas eu respondo!!!!! Novamente peço desculpas!!
      Abraços
      Ricardo Resstom

      • Paulo disse:

        A sim, eu que peço desculpa pela minha ignorancia. acabei de ver a resposta e te agradeço por isso.
        Falei isso porque vi outras perguntas sendo respondidas mas a minha não.
        obrigado mesmo e bom trabalho.

  10. PRISCILA disse:

    oI ..EU TENHO ESSE PROBLEMA E MEU ROSTO FICOU *SUPER* DEFORMADO..É POSSIVEL MELHORAR O ASPECTO DO ROSTO.MUDANDO O LADO DA MASTUGAÇÃO POR UM TEMPO..E DEPOS MASTIGANDO DOS 2 LADOSS??

    • Olá Priscila…Infelizmente não é possível você corrigir a assimetria realizando, a partir de agora, a mastigação do lado oposto. Isso porque o cérebro é um computador…e ele quer que você gaste a menor quantidade de energia possível em tudo que você faz. Quem mastiga de um lado só, já desgastou mais os dentes do lado que mastiga, assim, deslocar a mandíbula (osso de baixo da boca) para o lado que houve mais desgaste é mais fácil, ou seja, seu cérebro já interpretou isso e passa a enviar estímulos para sua língua jogar o alimento para o lado que você gaste menos energia. Para você passar a mastigar dos dois lados, inicialmente deve promover um ajuste oclusal nos dentes (esses ajustes são desgastes feitos nos dentes de forma a equilibrar a mastigação) e depois realizar exercícios com chicletes para treinar a língua a jogar o alimento para o lado que você não mastiga. Às vezes é necessário um tratamento Ortodôntico antes de realizar esse ajuste. O Outro motivo que impossibilita você corrigir a assimetria passando a mastigar do outro lado é que se você levou 10 anos para promover essa assimetria levaria bem mais que 10 anos para corrigir isso, visto que a remodelação óssea torna-se mais lenta e tendente a ser negativa com o passar dos anos (com a idade iremos perder massa óssea). Além disso, mastigar de um lado só causa um estiramento da ATM (articulação Têmporo Mandibular = articulação responsável pelos movimentos de abertura, fechamento deslocamento lateral e anterior da boca). A Correção da assimetria, por si só, somente pode ser corrigida cirurgicamente.
      Você deve consultar um Ortodontista ou Ortopedista Funcional dos Maxilares na sua cidade para que ele possa te orientar.
      Espero ter te ajudado…caso contrário pode enviar sua dúvida…Obrigado por visitar o Blog.
      Um abraço
      Ricardo Resstpm

  11. carlos disse:

    boa noite dr tenho um lado do rosto maior que do outro, eu passei maior parte da minha vida mastigando do lado direito e isto ocasionou a atrofia e isso ficou muito nitido para as outras pessoas minha pergunta e tem como resolver isso sem cirugia plastica ??? eu ja uso aparelho para correção da mordida mais meu destida falou que para voltar eu precisaria mastigar uns 10anos do outro lado para voltar ao normal acho que vou acabar fazendo cirugia plastica que o senhor aconselharia grato..

    • Olá willian,
      Mastigar do lado oposto a partir de agora se torna impossível para corrigir o problema. Existe um desgaste maior dos dentes do lado que você mastigou, isso faz com que sua mastigação para esse lado gaste menos energia (dê uma olhada no comentário que respondi para Priscila) e, consequentemente, seu cérebro envia estímulos para sua língua jogar o alimento para esse lado. As Assimetrias, após instaladas, não se corrige com mastigação do outro lado. É necessário o ajuste da mastigação após seu tratamento Ortodôntico, para permitir um equilíbrio bilateral da mastigação. Caso esse ajuste não seja feito, você continuará mastigando só de um lado, ou seja, seu tratamento ortodôntico não terá lhe dado a correta função mastigatória. Voltando à assimetria facial, esta só poderá ser corrigida cirurgicamente.
      Um abraço
      Ricardo Resstom

  12. Nathane M. disse:

    Tudo isso me ajudou muito a esclarecer a duvida que eu tinha.
    Quando meus pais chegaram em casa mostrei as fotos que tirei sorrindo e normal.
    A deformidade na bochecha era grande porém só nas fotos se percebe isso…
    Fiquei bem triste ao saber do que se tratava e de saber que não se volta ao normal tão fácil.
    Só tenho uma dúvida, uma caxumba pode ser a causadora da deformidade?
    Fora isso, muito obrigada!

  13. jose luiz disse:

    O MEU CASO E O SEGUINTE, DEVIDO AO UM DENTE DO LADO ESQUERDO DA MINHA BOCA, QUE ESTAVA CARIADO EU PASSEI A MASTIGAR SO DO OUTRO LADO(DIREITO) E AGORA O LADO QUE EU NÃO MASTIGAVA(ESQUERDO) ESTA MAIOR ALGUEM PODERIA ME AJUDAR….

    • Olá José Luiz, …o primeiro passo é vc se consultar com um ortodontista ou ortopedista funcional dos maxilares na sua cidade…eles poderão avaliar seu caso clinicamente e definir se apenas um ajuste da mastigação será o suficiente ou se vc precisará passar primeiro por um tratamento ortodôntico para depois passar para os ajustes da mastigação. Já a assimetria instalada, se você já for adulto, só poderá ser corrigida cirurgicamente….mas lembre-se…quase a população toda possui algum tipo de assimetria…assim, nem sempre isso é necessário corrigir.
      espero ter ajudado.
      ricardo resstom

  14. Junior disse:

    Achei muito interessante.
    Como eu posso acostumar a mastigar do outro lado?
    Gostaria muito de por aparelho pois tenho que consertar a mordida mas infelizmente meu pai diz que não tem condições e tenho medo de meus dentes ficarem mais tortos.

    • Olá Junior,
      Bem, se você tem mastigação unilateral já teve desgastes maiores nos dentes do lado que você mastiga. Isso faz com que fique mais fácil você deslizar a mandíbula (osso inferior da boca) para esse lado. Como o cérebro quer que você gaste a menor quantidade de energia possível, ele irá mandar um estímulo para a sua língua jogar o alimento sempre para esse lado (pois já é mais fácil, gasta menos energia). Assim, não adianta você tentar mastigar do lado oposto enquanto existe este desequilíbrio de desgastes entre os dentes de um lado e do outro, pois seu cérebro sempre enviará o estímulo para o lado mais fácil (mais gasto). Antes, você necessita realizar um ajuste oclusal (ajuste de mordida), o qual consiste em igualar esses desgastes nos dentes dos dois lados (às vezes você precisa colocar antes um aparelho ortodôntico para colocar os dentes na posição correta). Feito esse ajuste oclusal, você deverá realizar um exercício para sua língua criar a habilidade para jogar o alimento para os dois lados. Esse exercício consiste em mastigar chicletes do lado que você NÃO mastigava, porém isto deve ser realizado em frente ao espelho durante 5 minutos por dia por um período de no mínimo 3 meses. Você só pode mastigar o chicletes para o exercício, ou seja, feito os 5 minutos, deverá jogar o chicletes fora para não correr o risco de fazer 5 minutos de exercício para o lado correto e mastigar mais 20 minutos para o lado errado. Um detalhe, não adiantará você fazer os exercícios se não fizer o ajuste, pois enquanto houver desquilíbrio dos desgastes dos dentes seu cérebro ficará enviando estímulos a sua língua para que ela jogue os alimentos para o lado que gaste menos energia. Assim, você deve procurar um ortodontista ou ortopedista funcional dos maxilares na sua cidade para que ele avalie seu caso. Espero ter conseguido te ajudar….caso contrário envie sua dúvida, OK???
      Um Abraço
      Ricardo Resstom

  15. Junior disse:

    Se eu demorar pra por o aparelho ortodôntico vai piorar ?

  16. Ingrid Viana disse:

    Olá Dr. Ricardo, achei muito interessante esta matéria. Eu tenho exatamente esse problema, meu rosto é torto e sinto muita enxaqueca, dores na coluna e cansaço nos olhos. Hoje conversei com uma fonoaudióloga que me explicou as consequencias que isso pode trazer e que a fonoaudiologia pode me ajudar muito, pois os exercícios irão ensinar-me a mastigar de forma correta e a exercitar os músculos faciais, pois um lado está mais flácido que o outro, e olha que tenho 28 anos. Mas enfim, vi que você tem um colega em Londrina que é especialista nessa área, gostaria que me enviasse o contato dele para que ele possa fazer uma avaliação. Esse tratamento eu já deveria ter feito. Tenho muita vontade de fazer, mas os dentistas que procuraei cobraram muito caro, não desmerecendo o profissional, mas acho que poderia ser mais acessível. Aguardo sua resposta e parabéns pelo blog.

    • Olá Ingrid,
      O tratamento com a fonoaudióloga é complementar, pois ela estará realizando uma fisioterapia muscular…No entanto, a causa da hipotonia muscular (falta de exercício) se deve à função mastigatória desequilibrada…Logo, você precisa de um profissional (ortodontista ou Ortopedista Funcional dos maxilares) que reabilite sua função mastigatória bilateral equilibrada. Tenho uma colega que estudou comigo em São Paulo, a qual mora hoje em Londrina. Seu nome é Dra. Andréia Donatti. Não sei endereço nem telefone, mas acho que através do nome você possa encontrá-la.
      Abraços
      Ricardo Resstom

  17. Tamires disse:

    Olá, quebrei um dente do lado direito, e o dentista me falou que esse dente eu precisaria fazer canal com urgência, e devido esse dente estar quebrado, há mais de um ano que mastigo so do lado esquerdo. Só que estou notando que do lado esquerdo do meu pescoço sinto estalos altos quando vou tossir ou mecho com a garganta como se estivesse algum ligamento ou músculo solto e isso me incomoda muito. Isso pode ser devido a sobrecarga da mastigação do lado esquerdo? isso tem tratamento???

    • Olá Tamires,…sim….é possível haver relação da mastigação unilateral com estiramento muscular do pescoço. O desequilíbrio mastigatório pode afetar musculatura do pescoço e também das costas….Se esses estalos no pescoço forem consequencias da sua mastigação unilateral haverá tratamento sim. Porém, para isso, você primeiro precisa tratar o dente que está quebrado….sem isso você continuará mastigando do outro lado.
      Abraços
      Ricardo Resstom

      • leandro bento disse:

        meu problema de ssimétria se agravou depois de um tocicolo que demorei meses para procurar ajuda ele fazia uma forte força no lado esquerdo. acabou forçano a fibra do pescoço e em consequência o rosto; sendo que pelas dores eu só podia durmir e deitar no sofá de um lado. será que enxiste algum exercicio que amenize derrepente forçar ao contrário do lado assimétrico ou usar as mãos para puxar o rosto ou algum outro tipo de exercicio.vou tirar um raio x pelo ortopedista dentro de pouquo tempo. valeu pela ajuda.

  18. Ana paula oliveira sousa disse:

    Olá, sou de Salvador.Há anos tenho este problema que me encomoda muito: o lado do meu rosto direito é muito desalinhado,acho que quando pequena criei o hábito de mastigar só de um lado.Gostaria de fazer a cirurgia,mas não tenho condições financeiras,para realiza-la.Todas as pessoas acham que estou com dente inflamado,devido ao aumento do lado direito e eu tenho muita vergonha e causa até uma inferioridade de beleza em mim,será que posso um dia ser feliz e me achar bonita sem essa deformação acentuada no meu rosto?

    • Olá Paula….a assimetria da face está presente em quase todo mundo. Assim, normalmente não afetam a beleza. Para provar isto postei fotos de mulheres que eu considero ícones de beleza, ou seja, não deixaram de ser lindas devido à presença da assimetria. Meu conselho é que você consulte com um profissional de sua cidade, desta forma você poderá conhecer melhor o seu caso. O problema da assimetria facial, não está na estética e sim na mastigação unilateral, a qual causa problemas na articulação têmporo mandibular. Não adiantará você fazer uma cirurgia sem ter equilibrado sua mastigação, pois é este desequilíbrio um causador da assimetria. A beleza é subjetiva, eu posso achar alguém bonita e você não. No entanto, se isto está afetando demais sua alto estima, você deve ir atrás. Esta cirurgia também é realizada pelo SUS, porém você terá que passar por um Ortodontista para que ele avalie e trate seu caso.
      Um abraço
      Ricardo Resstom

  19. vanderlei ferreira marcante disse:

    ola Ricardo Resstom. meu nome é vanderlei bom.
    tehno problemas com meu rosto e descobri que tenho assimetrias facial. deis dos 14 anos os detistas falaram que eu presisava usar aparelho mas nunca coloquei. mas o problema so foi se agravando agora tenho 20 anos mas minha mordida é torta e parese que naum tenho tanta bochecha quando a da direita pois tenho assimetria facial na mordida esquerda parece que ela mucho ..usuhs e também tenho muitos ruídos no ouvido e já tive dores de cabeça mas não é sempre que acontece isso e quando mastigo ou abro a boca as vezes minha boca estrala.
    o dia que descobri que tinha esse problema foi quando eu fiz um exame medico de demissão numa empresa no exame de OTORRINOLARINGOLOGISTA tanto é que foi numa coisa que não tinha nada ave com dentista mas já fui fazer algumas avaliação para colocar aparelho mas teve alguns dentistas que disseram que não tinha como arrumar isso e outros falaram que isso era normal em qual quer pessoa que meu rosto era daquele jeito mesmo.
    queria saber se isso tem cura.?? e se pode arrumar minha mordida e minha bochecha
    queria uma recomendação sua de algum Ortodontista bom aqui em Curitiba.
    ATT Vanderlei

    • olá vanderlei
      bem, os estalos no ouvido e as dores de cabeça podem ser consequências de uma mastigação desequilibrada sim….é verdade que não é apenas a mastigação desequilibrada que pode causar isso, mas uma grande porcentagem é sim causada por uma mastigação desequilibrada. Existe um grupo de profissionais, do qual eu faço parte, que está fazendo um levantamento da relação das dores de cabeça com a mastigação desequilibrada. Para nossa surpresa, a maioria das dores de cabeça frequentes estão relacionadas diretamente com a mastigação desequilibrada. Dê uma olhada no artigo que postei sobre enxaquecas…ali você vai entender melhor. O fato é que, se as suas dores de cabeça e zumbido no ouvido estiverem relacionadas à mastigação, isso CERTAMENTE tem cura. Já as assimetrias consequentes da mastigação unilateral…essas só com cirurgia…mas a maioria é normal…todos temos…Em breve colocarei no blog um caso de assimetria severa que tive que tratar com auxílio de cirurgia ortognática… Os estalos quando você abre a boca são consequencias de uma mastigação desequilibrada e toques dentários errados. Esses estalos só tendem a aumentar, assim, é importantíssimo que você procure um bom profissional. Os estalos não irão desaparecer…mas vão diminuir sua frequencia…e, mais importante, não se agravarão, pois o não tratamento pode acarretar em uma luxação da ATM (articulação têmporo mandibular _ articulação responsável pelos movimentos da boca). essa luxação é um deslocamento além do normal da mandíbula..osso inferior da boca…fazendo com que, às vezes, o paciente abra a boca e não consegue fechá-la. De novo, peço para que leia o artigo da enxaqueca…vai te ilustrar melhor. Com relação a bons profissionais em curitiba, tenho certeza absoluta que existem, porém, não conheço nenhum PESSOALMENTE, assim, vou ficar devendo um nome para você. Tenho um colega implantodontista daí…Vou entrar em contato com ele e, conseguindo um nome, repasso para você. Está bem??!!
      Agradeço a visita e fico à sua disposição para melhor esclarecimento.
      Abraço
      Ricardo Resstom

  20. Jaqueline Araújo disse:

    Olá..vc conhece o trabalho de um fonoaudiologo? Então..o fonoaudiologo especialista em motricidade orofacial, trabalha justamente com reabilicitações das funções orofaciais. Mastigação, deglutição, sucção, ATM…Embora um dos problemas da mastigação unilateral diz respeito a má correções dentárias, mesmo que o individuo procure tratamento ortodôntico, ou mesmo cirurgia ortognática, ele vai ter q passar por um fonoaudiologo pra reabilitar essas funções.

    • Olá Jacqueline,
      Sim conhecemos o trabalho da Fonoaudiologia, de fundamental importância para o objetivo de restabelecer a mastigação bilateral equilibrada, porém sempre temos que primeiro restabelecer a oclusão dentro da odontologia para depois encaminhar o paciente para a fonoaudiologia, pois não adiantará o paciente fazer um tratamento fonoaudiológico se lhe falta um elemento dentário de um lado só. Um número menor de elementos dentários de um lado fará com que a pessoa, automaticamente, jogue o alimento para o lado que existe um maior númeor de elementos dentários.
      Mas sem dúvida nenhum o papel da fonoaudiologia é muito importante no pós-tratamento odontológico.
      Obrigado e um abraço
      Ricardo Resstom

  21. Polliana disse:

    Olá, dr. Tenho uma “maçã” do lado do rosto maior do que o do outro tenho 18 anos comecei a usar aparelho ortodontico há uns 8 meses e percebi que esta diferença aumentou alem disso percebi a difereça de altura das orelhas quais providencias devo tomar?

    • Olá Polliana,
      Como você está em tratamento ortodôntico é fundamental que relate isso ao seu ortodontista. quanto a altura das orelhas, não tem nada haver com seu tratamento ortodôntico. Mas para você ficar tranqulila, a maioria da população mundial tem diferença entre a altura das orelhas…isso é insignificativo…Não sei dizer se a cirurgia plástica intervém nisso.
      Aconselho uma consulta com um cirurgião plástico.
      Abraço
      Ricardo Resstom

  22. waldemar disse:

    Ola dr. Ricardo,comecei a usar aparelho ortodontico ano passado e desde entao fiquei com costume de mastigar apenas de um lado e uma maça do rosto ficou maior que a outra.Gostaria de saber se o lado que tem a maça maior é o lado em que mastigo ou que nao mastigo, e porque?…

    • Olá waldemar,
      Bem, existem diferentes causas que podem causar um aumento da maça do rosto. No entanto, em uma situação de normalidade, a mastigação unilateral poderá provocar esse aumento. Esse aumento, nesta situação, é causado pela hipertofia do músculo da mastigação, ou seja, se você passa a mastigar só de um lado, hipoteticamente do lado direito, você estará estimulando mais o lado direito, consequentemente, promoverá uma hipertrofia (aumento do volume) muscular maior deste lado , o que pode levar também ao aumento da maça do rosto deste lado. Mas nào se preocupe Waldemar, isso é comum ocorrer durante um tratamento ortodôntico, visto que os dentes estão mudando de posição e os encaixes entre os dentes superiores e inferiores estão mudando, o que leva muitas vezes a um conforto maior mastigar de um determinado lado. O que realmente importa é ao final do tratamento, pois o ortodontista deverá realizar um ajuste para equilibrar a mastigação.
      Espero ter conseguido esclarecer sua dúvida…caso contrário, pode perguntar novamente
      Um abraço
      Ricardo Resstom

  23. Jeferson disse:

    O texto diz que pode alterar até os olhos, gostaria de saber se intercalar a mastigação o rosto voltara ser assimetrico ou há necessidade de uma intervenção cirurgica?

  24. Jeferson disse:

    EXPOSIÇÃO DA PROBLEMÁTICA:
    Tenho um problema, talvez seja este o caso, quando fecho a boca os dentes não se encaixam perfeitamente, sinto que dos dentes inferiores traseiros, da direita, se encaixam nos dentes superiores bem como os incisos centrais. Por outro lado, os dentes, do canino ao primeiro molar, (com a boca fechada) não encostam nos dentes de cima. Portanto, não ficam um sobre o outro, mas os inferiores ficam por dentro dos superiores.
    Na frente do espelho pude perceber que a abertura entre os incicisos centrais superiores não coincide com a dos inferiores.
    PERGUNTA:
    Com auxílio de aparelhos odontológicos, tem como corrigir isso? Creio que não, mas é normal?
    É resultado do assunto aqui tratado?
    OBS.1:
    Quando criança recebi uma pancada na região da boca, perdi um dente e outro foi costurado.
    OBS.2:
    Conferi no photoshop, uma foto 3×4, e aparentemente sou simétrico.

    • Olá Jeferson,
      Como não realizei uma avaliação clínica sua, é temerário eu te dar um diagnóstico…eu poderia falar um monte de bobagem sem ver realmente seu caso. Se entendi correto o que você expos, parece que os dentes do lado direito posteriores ao primeiro molar estão tocando nos superiores, mas pré-molares e canino não. Se é isso realmente, talvez (eu disse TALVEZ), você possa ter uma interposição de língua lateral, ou seja, sua língua se espalha nessa região na ação de deglutição ou na pronúncia de alguns fonemas (como o “T”) fazendo com que haja espaço entre os dentes superiores e inferiores nessa região. Se for isso, a Ortodontia consegue fechar este espaço, porém, é necessário o auxílio de fonoaudiologia ou fisioterapia oral para treinar a língua a se posicionar no local correto. Caso contrário, ao remover o aparelho ortodôntico, haverá recidiva, isto é, os dentes voltarào para a posição anterior. Conselho … Procure um profissional sério na sua cidade para uma avaliação.
      Abraços
      Ricardo Resstom

  25. Estou à disposição…às vezes demoro para responder devido os compromissos de trabalho…mas sempre respondo.
    Abraços
    Ricardo Resstom

  26. Andrei disse:

    Boa Tarde …

    Tenho mastigado por alguns anos somente no lado direito do rosto, noto que os meus dentes não tem mais o mesmo encaixe de anos atras. Hoje sinto dores no pescoço, na mandibula, creio que seja tudo em virtude desse hábito errado. Se eu começar a mastigar do outro lado, pode corrigir esse erro, ou só irá agravar ?? Já procurei 2 dentistas mas eles não conseguiram acompanhar meu raciocionio, para eles está tudo normal. Não cheguei a comentar da mastigação de 1 lado só pois não sabia desse detalhe. O que posso fazer para corrigir esse defeito ?? Obrigado

    • Olá Andrei,
      Todos esses sintomas que você relatou podem sim estar relacionados com sua mastigação desequilibrada. O cérebro é um computador que quer que você gaste menos energia possível. Quando você mastiga só de um lado ocorre um desgaste maior do lado que você mastiga, assim, fica mais fácil (gasta menos energia) mastigar desse lado. Como a mastigação é um ato voluntário, contudo, realizado automaticamente, isto é, vc nào pensa para mastigar…existe um comando cerebral que envia estímulos para sua língua jogar o alimento para o lado que vc gasta menos energia. Assim, para que vc consiga mastigar do lado oposto, teria que fazer isso se concentrando..pensando…além disso, demoraria muitos anos para tornar os desgastes dos dentes iguais…ou seja, é impossível tentar corrigir mastigando do outro lado. Para vc passar a mastigar dos dois lado é necessário realizar ajustes nos dentes (desgastes) com um dentista que tenha formação em Ortodontia e Ortopedia funcional dos maxilares. Às vezes é necessário usar antes um aparelho ortodôntico para posicionar os dentes e depois realizar os ajustes. Espero ter ajudado…mas dê uma olhada em comentários anteriores, pois existem várias dúvidas iguais a sua…e em todas eu tento explicar o tratamento. Caso vc tenha alguma dúvida ao ler…estarei à disposição para tentar te ajudar.
      Um abraço
      Ricardo Resstom

      • Andrei disse:

        Muito Obrigado pela atenção e Parabéns pela dedicação que atende a todos.
        Só fiquei com uma dúvida, qual especialista é melhor procurar, Ortodontia ou Ortopedia funcional dos maxilares ??

  27. miguel lopes disse:

    Olá, primeiramente gostaria de dizer que esse blog tirou muitas duvidas que eu tinha há muito tempo. Obrigado pelas elucidações! Por favor, tire mais algumas duvidas…
    Bem, meu maxilar é muito fino e a parte esquerda é ainda mais fina, o que me incomoda (acho que me dá traços femininos). A diferença é parecida com a diferença do rosto da juliana paes, talvez maior. Mesmo as pessoas não percebendo essa assimetria conscientemente, isso é uma característica que me incomoda bastante. O que posso fazer para melhorar? O tratamento seria muito caro (sou universitário, sabe como é), quero dizer, seria um valor menor que 2 mil?
    desculpe ser tao direto
    desde já obrigado

    • Olá Miguel,
      Essa diferença entre um lado e outro, normalmente, está relacionada à mastigação unilateral por vário anos. Quanto à sua impressão em ele (maxilar) ser muito fino…isso está relacionado com a questào de herança genética…ou seja, a mistura entre seu pai e sua mãe. Essa característica não pode ser alterada com a mastigação. A mastigação correta (bilateral) apenas vai deixar os dois lados simétricos…mas não vai desenvolver mais sua mandíbula. Existem recursos junto à cirurgia plástica…Com ela se pode dar maior volume…alterar seu formato…etc… Com relação a valores nào posso te ajudar…afinal não faz parte da minha área específica.
      Abraços
      Ricardo Resstom

  28. Olá Andrei,
    Como vc é um adulto, acho que deve ser um Ortodontista, mas que ele tenha tb uma formação na Ortopedia Funcional dos Maxilares. Um Ortodontista puro, às vezes nào terá esse conceito. O conhecimento da mastigação bilateral equilibrada foi introduzida pela Ortopedia Funcional dos Maxilares. Porém, um Ortopedista Funcional tem uma linha de ação somente com aparelhos móveis…até em adulto…coisa que eu descordo…Ou seja, se vc tiver necessidade de usar aparelho para movimentar os dentes antes de fazer o ajuste, minha conduta seria com aparelhos fixos. Posicionado os dentes corretamente, realizaria os ajustes com os conceitos da RNO (reabilitação neuro oclusal). Conceitos estes de origem na Ortopedia fucnional dos Maxilares.
    Abraços

  29. Ludmila disse:

    Olá Dr. Reestom, tem indicação de Ortodentista ou Ortopedista Funcional em Belo Horizonte/ MG para uma avaliação?

    • Olá Ludmila,
      Não conheço pessoalmente…mas uma vez tive um paciente que se mudou para BH..então entrei em contato com um ex-professor meu e ele indicou a Dra. Carla Matos…não tenho o telefone dela…na época me comuniquei por email…este paciente entrou em contato comigo agradecendo a indicação e que estava muito satisfeito.

  30. Juliana disse:

    Olá Dr.,

    Fiquei confusa com esse assunto de um lado ficar mais alto que o outro, passei uns 3 anos mastigando só de um lado (o direito) e esse lado direito é mais alto que o lado esquerdo, tanto a boca quanto o olho, e o lado esquerdo (que eu não mastigo) é inchado.

    e neste artigo você diz que o lado que mastiga que fica inchado.
    ai fica minha pergunta .. qual lado fica mais alto que o outro, oque mastiga ou oque não mastiga, e o olho tem o mesmo seguimento da boca? tipo, a boca do lado direito é alta, o olho do lado direito também será.

    OBS: “[...]As fotos da Grazi Massafera [...] O lábio do lado direito dela (esquerdo de quem vê) fica mais alto com o sorriso[...] ”

    – o lábio do lado direito de quem vê que fica mais alto né não ?

    Desde já agradeço.

    • Olá juliana,
      Bom, vamos primeiro analisar os efeitos de uma mastigação unilateral. O ramo da mandíbula (osso de baixo da boca) fica mais alto do lado que você NÃO MASTIGA. O olho fica mais baixo do lado que você MASTIGA e, finalmente, a musculatura do lado que você MASTIGA fica masi forte, consequentemente, mais inchada. Essas são as características de uma mastigação unilateral. No entanto, às vezes uma ou outra característica pode não estar presente. Outro fator é a genética, mistura do pai com a mãe. Mas, em regra, a mastigação unilateral provoca tais assimetrias. Agora, analisando seu caso, não tendo feito nenhuma avaliação clínica em você, podemos ter aí uma divergência da função mastigatória atual com as caractarísticas de assimetria facial. Algumas vezes, pacientes mastigaram anos de um lado só (por exemplo o esquerdo), criando as assimetrias. Por algum motivo, por exemplo a perda de um dente do lado que ele mastigava, fez com que ele passasse a mastigar do outro lado, no entanto, a assimetria facial já estaria afetada por anos de mastigação do lado oposto.
      PS: em relação as fotos da Grazi MAssafera, a mastigação é do lado direito dela (lado esquerdo de quem vê): o lábio direito dela é mais alto ao sorrir; Pode estar sendo mascarada para você, pois se você reparar bem ela está inclinando a cabeça, aparentando exatamente o contrário (ou seja, que o lábio esquerdo dela é que está mais alto)…A foto mais clara sobre o lábio é a foto da Daniela Suzuki…ela mastiga mais do lado esquerdo dela (direito de quem vê) e o lábio do lado esquerdo está mais alto. Quanto à Grazi Massafera, aproveite para ver na novela..rsrsrs,,.é gritante o desvio …inclusive o plano do sorriso está inclinado para o lado direito…Mas na foto que eu coloquei, existe esta inclinação da cabeça que faz com que você tenha a impressão contrária…Vou tentar achar uma outra foto dela na internet e renovarei.
      Espero ter conseguido ajudar…qualquer coisa pode escrever.
      Abraços
      Ricardo Resstom

  31. Rodrigo Gondin disse:

    boa noite Dr
    bom,tenho 22 anos e gostaria de tirar uma duvida em que quase todos aqui tem,
    meu olho esquerdo é mais baixo que o direito,consequencia de que eu mastiguei mais por esse lado correto ???
    para q eu possa alinhar é somente com cirurgia/tratamento, ou me policiando na hora em que for mastigar so usar o lado direito ou ir variando de lado?
    desde já muito agradecido pelo atenção Dr

    • Olá Rodrigo,
      é isso mesmo…ou seja, a mastigação unilateral do lado esquerdo faz com que o olho do lado esquerdo fique mais baixo. Essa assimetria nào pode ser corrigida tentando mastigar do lado oposto, isto é, no seu caso, passar a mastigar do lado direito. Um dos motivos é que você não conseguiria mastigar do lado oposto (direito) se você já gastou mais os dentes do lado esquerdo. O cérebro é um computador… e ele quer que você gaste menos energia possível. Quando mastigamos, não fazemos isso abrindo e fechando a boca simplesmente…fazemos isso movimentando a mandíbula (osso de baixo da boca) para um lado e para o outro. Quando mastigamos do lado direito, promovemos uma abertura da boca do lado esquerdo e vice-versa. Se, ao levar a mandíbula para o lado esquerdo causando uma abertura da boca do lado direito menor que a abertura da boca do lado esquerdo ao mastigar do lado direito (ficou confuso??), faz com que seu cérebro interprete que você gasta menos energia mastigando do lado esquerdo, pois você abre menos a boca. Isso é um comando cerebral…gastar menos energia possível…A mastigação é um ato voluntário, porém é automatizado, ou seja, nào pensamos para mastigar, simplesmente mastigamos…é como andar. Não pensamos para andar…apesar de ser um ato voluntário…ou seja, não pensamos (para andar) em colocar o pé direito…depois o esquerdo, simplesmente andamos. Por que estou falando isso?? é para explicar que você não conseguirá ficar se policiando o tempo todo…pois a mastigação é um ato automatizado…você até consegue mastigar do lado direito…mas só quando está se concentrando nisso…assim, caso você esteja almoçando sozinho e totalmente concentrado na mastigação, conseguirá mastigar do lado direito, contudo, se estiver pensando em outra coisa ou escutando alguém, pronto…seu cérebro estará no comando…e, portanto, ele irá enviar um estímulo para que sua língua jogue o alimento para o lado esquerdo, pois dessa forma você irá abrir menos a boca e, consequentemente’, irá gastar menos energia. Bom…explicado isso, o primordial para saúde da sua ATM (articulação têmporo mandibular- articulação da boca) e de seus dentes, você deve fazer um ajuste oclusal (desgastes nos dentes) com intuito de equilibrar a mastigação dos dois lados (às vezes é necessário um prévio uso de aparelho ortodôntico para depois realizar o ajuste). Deve-se lembrar também, que não adianta o ajuste se falta algum dene. Afinal o cérebro é um computador e ele interpreta o lado que tem maior eficiência mastigatória. Assim, o ajuste é válido desde que o paciente venha a reabilitar o dente que lhe falta. Quanto a sua dúvida relacionada a assimetria, como outras pessoas que passaram por aqui, não fique preocupado…normalmente são assimetrias leves, sem efeitos estéticos…(vide as mulheres que coloquei no artigo…rsrsrs). A importância da assimetria é que ela é um sinal para a mastigação unilateral… e essa sim é um estrago grande a longo prazo. Toda assimetria só poderá ser corrigida com auxílio cirúrgico. São poucos os casos que a assimetria é de tal proporção que nos leva a indicar a cirurgia. Vou postar dois casos meus que são cirúrgicos. Ambos são de pacientes do sexo feminino onde a assimetria é tal que faz com que eu nào consigo relacionar os dentes superiores com os inferiores. Um dos casos já foi finalizado e o outra ainda está sendo preparado ortodonticamente antes da cirurgia. Já anotei seu email e, assim que eu postar te aviso.
      Espero que eu tenha conseguido ser o mais claro possivel, pois este assunto eu sempre mostro aos meus pacientes com auxílio de demosntração na cadeira e ajuda de imagens de computador.
      Abraços
      Ricardo Resstom (se ficar alguma, estpou à disposição)

      • Rodrigo Gondin disse:

        Dr Ricardo Resstom
        agradeço muito a resposta e tambem a ajuda,ajudou muito,
        e tudo que voce falou estava acontecendo,pois estava tentando mastigar mais do outro lado para tentar “alinhar”e quando eu menos esperava jogava a comida para o lado que eu sempre mastiguei,rsrs
        mais entao Dr nesse caso o que você me aconselha?

        mais uma vez muito obrigado Dr

      • Olá Rodrigo,
        Meu conselho é você procurar um profissional que trabalhe com RNO (reabilitação Neuro Oclusal – disciplina que trabalha com os ajustes que comentei). Essa área está intimamente ligada à Ortodontia, à Ortopedia Funcional dos Maxilares e à Prótese Dentária. Esse profissional irá realizar uma avaliação clínica para observar sua mastigação (se você mastiga de um lado só…se tem dupla oclusão-mordida, ou seja, se existe desequilíbrio na função mastigatória). Você tendo desequilíbrio, o profissional analisará se é possível reequilibrar a mastigação só com ajustes oclusais (desgastes nos dentes) ou se será necessário uso de aparelhos ortodônticos previamente ao ajuste oclusal. Assim, procure na sua cidade algum desses especialistas (ortodontista, ortopedista funcional dos maxilares ou protesista), mas lembrando que não basta ele ser especialista nessas áreas…ele/a deve ter pós-graduação em RNO, a qual é uma disciplina ligada a estas áreas.
        Abraços
        Ricardo Resstom

  32. Jaime disse:

    Gostaria de tirar uma dúvida…
    Tenho um lado do rosto mais forte que o outro, pode ser devido a minha mastigação ter sido sempre para um lado… Meu rosto esta um lado mais alto que o outro e deixa meu queixo torto demais isso… Consultei já um ortodentista muito bom, mas eu gostaria de saber se eu passar a mastigar do lado “menos” forte do rosto, meu rosto possa ficar igual os dois lados… OBS : tenho um olho mais fechado que o outro como vc disse no artigo, e meu sorriso é mais alto dum lado tambem, bem de leve , mais é…
    Obrigado

    • Olá Jaime,
      Essa sua dúvida é a mesma de muita gente…por esse motivo vou usar uma parte de uma resposta a um outro visitante…qualquer dúvida é só entrar em contato de novo…
      Resposta: Essa assimetria nào pode ser corrigida tentando mastigar do lado oposto. Um dos motivos é que você não conseguiria mastigar do lado oposto se você já gastou mais os dentes do lado que você mastiga. O cérebro é um computador… e ele quer que você gaste menos energia possível. Quando mastigamos, não fazemos isso abrindo e fechando a boca simplesmente…fazemos isso movimentando a mandíbula (osso de baixo da boca) para um lado e para o outro. Quando mastigamos do lado direito, promovemos uma abertura da boca do lado esquerdo e vice-versa. Se, ao levar a mandíbula para o lado esquerdo causando uma abertura da boca do lado direito menor que a abertura da boca do lado esquerdo ao mastigar do lado direito (ficou confuso??), faz com que seu cérebro interprete que você gasta menos energia mastigando do lado esquerdo, pois você abre menos a boca. Isso é um comando cerebral…gastar menos energia possível…A mastigação é um ato voluntário, porém é automatizado, ou seja, nào pensamos para mastigar, simplesmente mastigamos…é como andar. Não pensamos para andar…apesar de ser um ato voluntário…ou seja, não pensamos (para andar) em colocar o pé direito…depois o esquerdo, simplesmente andamos. Por que estou falando isso?? é para explicar que você não conseguirá ficar se policiando o tempo todo…pois a mastigação é um ato automatizado…você até consegue mastigar do lado direito…mas só quando está se concentrando nisso…assim, caso você esteja almoçando sozinho e totalmente concentrado na mastigação, conseguirá mastigar do lado direito, contudo, se estiver pensando em outra coisa ou escutando alguém, pronto…seu cérebro estará no comando…e, portanto, ele irá enviar um estímulo para que sua língua jogue o alimento para o lado esquerdo, pois dessa forma você irá abrir menos a boca e, consequentemente’, irá gastar menos energia.
      Abraços
      Ricardo Resstom

  33. Jaime disse:

    hmm entendi .. mas que pena, pois eu não tenho nenhum problema odontologico, meu dentes são perfeitos, o problema é mesmo é isso que te disse, um lado do rosto mais alto que o outro…
    o único jeito então é optar pela cirurgia ortognática entao ? quero mudar isso de qualquer forma, mas meu dentista disse que se eu fizer a cirurgia, vai “deslocar” meu dentes,e ai vai da um baita trabalho para arrumalos , pois o ortodentista vai ver se prenche um lado do meu rosto pra ficar igual o outro, ou corta o outro lado…o que vc sugere ?
    obrigado pela atenção!

  34. Gabriel disse:

    Olá, meu lado esquerdo é maior que o direito, no caso dos dentes a dentista disse que eles sao perfeitos, todos regulares. Eu tenho 14 anos, e quero saber se tem como eu mastigar agora só do lado direito pra ele crescer mais e se igualar ao lado esquerdo. Meu rosto é quadrado, e do lado esquerdo fico oval aushuahs, daí se eu mastigar só do lado direito ele vai ficar oval também. Ta certo meu pensamento ? kkkk
    E eu queria saber o nome do medico especifico pra isso e qual seria o custo da cirurgia. Obrigado. e muito bom o site =D

    • Olá Gabriel, desculpe a demora em responder. Bem, se seu lado esquerdo é maior, então você mastiga mais do lado oposto, ou seja, do lado direito. Quando eu falo maior é em relação à altura da mandíbula (dê uma olhada nas fotos da Grazi, Daniele Suzuki). Como você é jovem, ainda está em crescimento, essa assimetria poderá ser reduzida com o ajuste oclusal (dos dentes) para permitir que você mastigue dos dois lados. Você não tem idade para fazer cirurgia ortognática, visto que não cessou seu crescimento. Eu aconselho a procurar um Ortodontista com formação em Ortopedia Funcional dos Maxilares.
      Um abraço
      Ricardo Resstom

  35. jane pereira disse:

    meu rosto ficou deformado por causa da perda de dentes ,isso causou um tragedia em minha vida ,fiquei sem querer olhar para as pessoas, tirou toda a minha vaidade, meu encoragamento, minha alto estima, estou triste de mais ,procuro saber se eu fizer inplante meu rosto vai ficar como antes ? por favor mim ajude a achar um lugar que faça implate dentário de graça, pois não tenho condição de arcar com nada so quero ser feliz e sorrir de novo tirar foto com meus filhos que desde esse acontecimento não tiro mais fotos parar nada

    • Olá Jane, desculpe a demora em responder. Realmente a ausência dos elementos dentários prejudicam a estética. Mas o prejuízo de maior relevância é a função mastigatória. Não trabalho com implantes dentários. Acho difícil você conseguir uma reabilitação de forma gratuita, pois esses implantes são caros. Acredito que a melhor forma seria você buscar uma faculdade de odontologia, lá eles tratam os pacientes com valores praticamente de custo o que facilitaria. Li estes dias que o SUS irá realizar implantes dentários…mas até o momento isso não passou do papel. Veja se na sua cidade existe alguma faculdade de odontologia ou alguma escola de pós-graduação. É uma alternativa.
      Abraços
      Boa sorte
      Ricardo Resstom

  36. Mayra disse:

    Olá, gostaria de saber se há um meio de tensionar o músculo que se tornou mais fraco pela mastigação unilateral (o lado que nao foi tao utilizado), algum exercício fisioterapico ou algo do tipo e se isso reduziria a assimetria. Agradeço a atenção!

    • Olá Prescilla,
      excelente pergunta!! Antes de iniciar os exercícios você deve realizar o ajuste oclusal (ajuste de mordida). A mastigação é um ato voluntário, porém é automatizado, isto é, você não pensa para mastigar do lado direito ou do lado esquerdo, simplesmente mastiga. Se você está mastigando de um lado só, significa que o seu cérebro já interpretou que é mais fácil (gasta menos energia) fazer com que o alimento vá apenas para esse lado. Isto por que já houve um desgaste maior nos dentes do lado que você mastiga fazendo com que você abra menos a boca para esse lado e, consequentemente, gasta menos energia. Assim, o ajuste oclusal serve justamente para equilibrar esses desgastes dos dentes de ambos os lados. Feito esse ajuste, seu cérebro não mais irá interferir jogando estímulos para sua língua levar o alimento só para um lado, visto que agora os dois lados estão iguais. No entanto, temos ainda um problema…A LÍNGUA…esta é um músculo e passou anos jogando o alimento só para um lado, criou habilidade…agora é necessário exercitá-la para que a mesma crie habilidade para jogar o alimento para o outro lado de forma automática. Aí vem os exercícios. Primeiramente é importante a ajuda de um fonoaudiólogo para que ele(a) realize um exame e passe alguns exercícios. Um dos exercícios que passo para os meus pacientes é com chicletes (sem açucar é claro..rsrs). Consiste em pedir ao paciente que vá para frente do espelho e mastigue o chiclete só do lado que ele NÃO mastigava por um período de 5 minutos diários durante pelo menos 3 meses. Lembre-se que o chicletes só pode ser usado para o exercício…passado os 5 minutos, o paciente deve jogar fora o chiclete…não pode continuar a mastigar, pois se não, ele fez 5 minutos de exercício e depois mastigou para o lado de habilidade por outros 10 …15 …20 minutos, ou seja, não adiantou nada. Portanto…nesse período…chicletes só para o exercício…é como uma fisioterapia…na verdade o é!!
      Obrigado pela pergunta…ajuda muito aos que irão nos visitar.
      Abraços
      Ricardo Resstom

  37. davi disse:

    o lado esquerdo do meu rosto, e maior q o lado direito.. i mais forte , sofro de mais com isso desde quando eu era adoslescente.. queria saber do doutor se o que tenho so pode ser resolvido com cirurgia.. queria uma resposta sua doutor.. isso e muito importante pra mim.

    • Olá Davi,
      Bem, existe um conflito nas suas duas afirmações. Você colocou que o lado esquerdo do seu rosto é maior que o direito, logo, isso me leva a concluir que sua mastigação é mais frequente do lado DIREITO, ou seja, o lado que cresce mais é o lado que você NÃO mastiga. No entanto, você me dá uma segunda informação…”..seu lado esquerdo é mais forte que o direito”…bem…aí você me deu um nó….rsrsrs… se essa assimetria for consequencia da mastigação unilateral do lado direito (assim o lado esquerdo fica maior)…sua musculatura do lado DIREITO deveria ser mais forte, afinal você a utiliza mais que a do lado esquerdo. Sua primeira atitude é procurar um Ortodontista com formação em RNO (reabilitação Neuro Oclusal)…Este profissional irá avaliar clinicamente você e dar um diagnóstico preciso da sua mastigação. Quanto a questão da cirurgia…lembro novamente…se você é um paciente adulto…as assimetrias só poderão ser corrigidas com cirurgia…se você é um paciente em crescimento, existe o tratamento com Ortopedia Funcional dos Maxilares. Mas, normalmente, essas assimetrias são irrelevantes esteticamente…no entanto, se isso está incomodando, converse com o seu Ortodontista…ele poderá encaminhar você para um Cirurgião Buco Maxilo da confiança dele para uma consulta. Estou devendo para o blog fotos de dois casos meus que a assimetria foi corrigida com cirurgia…quando eu postar lhe aviso…aí poderá comparar um caso com indicação cirúrgica e o seu.
      Espero ter ajudado.
      Agradeço a visita.
      Ricardo Resstom

  38. Selma disse:

    Eu tenho um lado do rosto mais baixo, com o olho mais fechado e ao sorrir nota-se muito… Mas eu tenho 14 anos, isso pode ser corrigido sem cirurgia? E qual o exercicio para estimular o maxilar?
    Tenho outra pergunta… Fazendo sempre a ” Ortopedia Funcional dos Maxilares ” irá ter um resultado na minha idade?

    • Oi Selma, desculpe a demora…Mas com sua idade pode-se ter excelente resulatdo com uso de aparelhos Ortopédicos funcionais sim….sugiro procurar um Ortodontista com formação em Ortopedia Funcional dos Maxilares ou um Ortopedista Funcional dos Maxilares,,,,eles poderão lhe ajudar…não posso sugerir exercícios nem tipos de aparelhos, pois não fiz uma avaliação clínica em você…Existem diversos tipos de aparelhos e cada profissional pode ter mais familiaridade com um ou outro…assim, aconselho buscar um profissional rapidamente para aproveitar o período de crescimento que ainda lhe resta. Abraço
      Ricardo Resstom

  39. Muito bom o blog! Parabéns! E me ajudou e muito, pelas respostas que o autor ou autora do tópico fez as perguntas, anotei e irei procurar os médicos indicados.
    O meu rosto do lado esquerdo, é totalmente para baixo(inclinado), no começo eu achei que fosse problema nos meus dentes, pois eu tenho bruxismo e os dentes ficam tortos e já consertei! Mas não é só o meu rosto, mas o lado direito do meu corpo, é desequilibrado! E vi que na resposta, o autor disse que tinha conserto na fase de crescimento… Mas eu estou com 18 anos e farei 19 nesse ano… Ou seja, terei que fazer cirurgia? Incomoda demais, na hora de tirar fotos e sorrir nas fotos, a diferença é imensa… Ou até dá risada entre amigos!
    Sabe alguma indicação boa de médicos em Salvador – BA? Obrigada!

    • Oi Mariana, Agradeço o elogio….isso é muito gratificante… saber que estou de alguma forma ajudando me realiza profissionalmente…esse é o intuito do blog…ajudar…..Bem, existem duas correntes: A dos Ortopedistas Funcionais PUROS…segundo essa corrente, a remodelação óssea ocorre durante toda a nossa vida (isso é verdade). Sendo isso uma verdade, essa corrente afirma que todas as assimetrias poderão ser corrigidas com uso de aparelhos Ortopédicos funcionais. A outra corrente é aquela que enxerga limites nessa correção…Entende-se que existe sim remodelação óssea duante toda a vida, no entanto, quanto mais velhos ficamos, menor será a velocidade e menor será a quantidade dessa remodelação óssea. Assim, quando uma criança quebra um braço irá usar um gesso por “N” dias. se um idoso quebra um braço irá usar um gesso por muito mais tempo e às vezes não ocorre a remodelação havendo necessidade de pinos metálicos , etc… O problema na questão da boca é que temos uma articulação (ATM) responsável pela abertura e fechamento da boca…quando você mastiga só de um lado você está comprimindo essa articulação o que pode provocar uma luxação (causando estalos) e até dores de cabeça, dor nos olhos e zumbido no ouvido, pois por essa articulação passam nervos que vão inervar a cabeça, os olhos e os ouvidos, assim, esses nervos sendo comprimidos causarão essas dores. Bem, para a correção das assimetrias haveria a necessidade de uso destes aparelhos por anos com um agravante…você irá comprimir esses nervos que falei por muitos e muitos anos…o que levará a ter problemas na ATM lá na frente>>> eu faço parte dessa escola, trabalho muito com pacientes com problemas na ATM, e sei que, por experiência própria, os deslocamentos da ATM são as principais causas das dores de cabeça, dores de pescoço e até podendo causar problemas de coluna. Não acredito que a remodelação óssea ocorra antes de causar um problema na ATM>>> Leia o artigo que escrevi de Enxaquecas e dores de cabeça<<>>> estou devendo ao blog fotos de casos meus cirúrgicos para que vocês possam visualizar a gravidade das assimetrias. Mas, como não fiz uma avaliação em você, aconselho procurar um Ortodontista aí em salvador….Infelizmente não conheço pessoalmente ninguém…mas tenho certeza que há excelentes profissionais que poderão lhe ajudar!!! Mais uma vez….peço para dar uma lida no artigo de enxaquecas para vc entender melhor…qualquer dúvida me escreva que terei o maior prazer em ajudar!
      Agradeço a visita e espero ter ajudado.
      Um abraço
      Ricardo Resstom

    • Oi Mariana, Agradeço o elogio….isso é muito gratificante… saber que estou de alguma forma ajudando me realiza profissionalmente…esse é o intuito do blog…ajudar…..Bem, existem duas correntes: A dos Ortopedistas Funcionais PUROS…segundo essa corrente, a remodelação óssea ocorre durante toda a nossa vida (isso é verdade). Sendo isso uma verdade, essa corrente afirma que todas as assimetrias poderão ser corrigidas com uso de aparelhos Ortopédicos funcionais. A outra corrente é aquela que enxerga limites nessa correção…Entende-se que existe sim remodelação óssea duante toda a vida, no entanto, quanto mais velhos ficamos, menor será a velocidade e menor será a quantidade dessa remodelação óssea. Assim, quando uma criança quebra um braço irá usar um gesso por “N” dias. se um idoso quebra um braço irá usar um gesso por muito mais tempo e às vezes não ocorre a remodelação havendo necessidade de pinos metálicos , etc… O problema na questão da boca é que temos uma articulação (ATM) responsável pela abertura e fechamento da boca…quando você mastiga só de um lado você está comprimindo essa articulação o que pode provocar uma luxação (causando estalos) e até dores de cabeça, dor nos olhos e zumbido no ouvido, pois por essa articulação passam nervos que vão inervar a cabeça, os olhos e os ouvidos, assim, esses nervos sendo comprimidos causarão essas dores. Bem, para a correção das assimetrias haveria a necessidade de uso destes aparelhos por anos com um agravante…você irá comprimir esses nervos que falei por muitos e muitos anos…o que levará a ter problemas na ATM lá na frente>>> eu faço parte dessa escola, trabalho muito com pacientes com problemas na ATM, e sei que, por experiência própria, os deslocamentos da ATM são as principais causas das dores de cabeça, dores de pescoço e até podendo causar problemas de coluna. Não acredito que a remodelação óssea ocorra antes de causar um problema na ATM>>> Leia o artigo que escrevi de Enxaquecas e dores de cabeça<>> estou devendo ao blog fotos de casos meus cirúrgicos para que vocês possam visualizar a gravidade das assimetrias. Mas, como não fiz uma avaliação em você, aconselho procurar um Ortodontista aí em salvador….Infelizmente não conheço pessoalmente ninguém…mas tenho certeza que há excelentes profissionais que poderão lhe ajudar!!! Mais uma vez….peço para dar uma lida no artigo de enxaquecas para vc entender melhor…qualquer dúvida me escreva que terei o maior prazer em ajudar!
      Agradeço a visita e espero ter ajudado.
      Um abraço
      Ricardo Resstom

  40. Gabriel disse:

    eu mastigava só do lado esquerdo, e o lado esquerdo é o q esta mais alto, li aqui que o lado q voce mastiga é o que fica mais baixo, nao entendi. que lado devo morder para n aumentar isso?

    • Oi Gabriel….realmente o lado que você NÃO mastiga é o lado que fica mais alto….porém podem existir alguns casos que teimam em desmintir isso…rsrsrs…brincadeira…isso pode ocorrer por várias causas…uma delas é você ter mastigado anos do lado direito,,,criou a assimetria e por algum motivo passou a mastigar do lado esquerdo (exemplo; Perdeu um dente do lado direito,,,logo ficou mais eficiente a mastigação do lado esquerdo por ter mais dentes, no entanto a assimetria já estava instalada….Pode ter tido uma dor de dente do lado direito,,,,machucou a gengiva…etc…). Existe tb a possibilidade de você não estar conseguindo visualizar corretamente…E pode ainda ter algum fator hereditário envolvido…isso é mais raro> Como não avaliei clinicamente não tenho como, com certeza absoluta, dar essa resposta ao amigo. Mas, como explico no artigo, você não conseguirá corrigir isso passando a mastigar do lado oposto…primeiramente precisa de uma avaliação clínica com um Ortodontista com formação em Ortopedia Funcional dos maxilares ou um Ortopedista Funcional dos Maxilares. Você possuindo uma mastigação unilateral haverá algumas formas de correção: Só com ajuste oclusal (ajuste de mordida) ou necessidade de uso de aparelhos ortodônticos ou Ortopédicos para depois realizar o ajuste oclusal.
      Agradeço a visita e espero ter ajudado
      Abraço
      ricardo resstom

      • Gabriel disse:

        Bom que eu me lembre n costumava a mastigar do lado direito, mas n sei porque o esquerdo é maior, talvez quando eu tinha uns 5 6 anos mastigava do lado direito e por algum problema passei a mastigar do lado esquerdo.
        Percebi com 13 anos q eu tinha o rosto meio torto ai pesquisei sobre algo do tipo e vi que era por causa da mordida, ai como eu mastigava somente do lado esquerdo resolvi a mastigar do lado direito para ver se corrigia algo, porem acho que nesses 2 últimos anos que venho mastigando do lado direito acho que acabou piorando meu caso.
        Como tenho 15 anos ainda, o q eu devo fazer para melhorar ou não piorar isso? se for necessário cirurgia, ela deixa cicatrizes?
        Obrigado por me responder :)

      • Gabriel disse:

        Esqueci de dizer que estou usando aparelho a 3 meses, eu tinha o dente um pouco torto, mas resolvi colocar mais por causa do olho mesmo achando q ia resolver algo.
        vlw

  41. Marília disse:

    Olá , Parecia que estava me descrevendo (risos)
    Não sei se voce entenderá minha explicação, eu tenho o lado esquerdo do rosto mais gordinho, o lado direito tem o maxilar bem definido, e acho que deve ser a mastigação mesmo porque os meus dentes inferiores são jogados pro lado esquerdo o que eu mastigo, mastigava do lado esquerdo porq eu tinha um dente dolorido do lado direito, mastiguei tanto do lado esquerdo durante anos que desgastou mais os desse lado. Mas continuo sem entender a minha mastigação, devo mastigar do lado contrario? a pratica de mastigar é como um exercicio facial que causa o emagrecimento da face? Antes eu pensava ser o jeito de dormir, por eu dormir só de um lado, Raramente ouvi estalos , tenho dor de cabeça quase diariamente mais nao posso dizer que essa é a causa, fico mesmo com a cabeça inclinada mais para um lado, Lembrando que o lado esquerdo do meu rosto tem mais marcas de expressão, deve ser pelo jeito que sorrio, ja que a boca levanta mais alto que o outro lado. Eu queria saber se o uso de aparelho iria ajudar ao menos um pouco, se existe algum exercicio a fazer, e quais profissionais eu deveria procurar? Meu lado esquerdo me incomoda bastante, o problema ta todo nele, dentes e contorno do rosto. Queria tambem saber se tem como voce estimular o crescimento do osso inferior do rosto, acho o meu lado direito bonito, a definição que fica sem a famosa papada. O rosto fica desalinhado do lado que voce mastiga ou do lado que nao mastiga? Eu não tenho problema de um lado mais alto que o outro, meu problema é justamente um lado mais cheinho que o outro, Como seria o nome dessa cirurgia ? Apesar de tudo o que eu falei, acho que o meu caso tem concerto, e que o problema é com a mordida, pois quando inclino minha mandibula para o lado contrario ao que ela é posicionada, vejo que a assimetria do rosto fica melhor.
    Desculpe ter feito tantas perguntas, mas é que eu tinha procurado alguma coisa no google que respondesse sobre esse problema e não achei nada que não fosse aqui, parabéns por isso e obrigada pela atenção.

    • Olá Marília, Vamos com calma, afinal foram várias dúvidas…rsrsrs….Bem, sempre devo iniciar alertando que não fiz a avaliação clínica em você, assim, posso cometer um erro em afirmar os seus dados, pois estou tentando interpretar as suas informações. Dito isso vamos lá….A pessoa que só mastiga do lado esquerdo (segundo a sua informação) deverá ter um ramo de mandíbula (osso inferior) mais longo do lado oposto (ou seja, lado direito). Para você visualizar melhor, seria a foto da daniela suzuki e da juliana paes…O ramo da mandíbula é a altura do osso (a parte vertical…sai da altura da orelha e desce). Existe o corpo da mandíbula…essa parte é a horizontal…sai do fim do ramo e vai em direção ao queixo…essa parte pode ser mais ou menos horizontal…depende de questões genéticas/hereditárias…Exemplo: o rosto da angelina jolie é bastante horizontal..rosto quadrado….já o rosto do pedro bial é bastante inclinado…rosto alongado..Sei lá por que falei tudo isso…Bem, a mordida cruzada de um lado só, faz com que a pessoa mastigue só desse lado…Desta forma, com o passar dos anos ocorre um estímulo de crescimento da mandíbula do lado oposto…isto é, do lado direito…logo esse fica mais longo. A altura do olho do lado esquerdo (lado que a pessoa mastiga) fica mais baixa…essas assimetrias são provocadas ao longo de anos…assim, para que ocorresse a correção simétrica a pessoa teria que mastigar anos do lado oposto, com um agravante,,,,quanto mais velho vamos ficando…mais lenta será a remodelação óssea…além disso, por volta dos 30 a 35 anos passamos a ter um déficit ósseo….ou seja,,,,passamos a perder mais osso do que ganhamos….Portanto, se a pessoa mastigou do lado esquerdo por 30 anos…vai ter que mastigar do lado direito muito mais do que 30 anos…Mas, mesmo que isso fosse viável, não é saudável, pois mastigar de um lado só provoca uma compressão na ATM (articulação têmporo mandibular – articulação responsável pela abertura e fechamento da boca). E é bem provável que essas dores de cabeça frequentes que você tem são causadas por essa compressão…visto que existem nervos que partem da coluna cervical, passam pela ATM e vão inervar a cabeça…logo, esses nervos sendo comprimidos causam dores na cabeça>>>>leia o artigo enxaquecas e dores de cabeça<<<<<<>>leia o artigo de enxaqueca que você entenderá melhor isso…se não conseguir me escreva novamente que eu explicarei com o maior prazer). Resumindo, não se corrige a assimetria passando a mastigar do outro lado. Só com cirurgia ortognática….Mas, Marília…a assimetria deve ser muito acentuada…pequenas assimetrias não são notadas…tome como exemplo as fotos que postei…seja sincera…você havia notado alguma assimetria nessas pessoas antes de ler isso???..Estou devendo a postagem de fotos de pacientes meus que possuíam assimetrias e se submeteram às cirurgias…Quando eu postar enviarei para você!! em resposta a sua segunda pergunta…o profissional que você deve procurar inicialmente é um Ortodontista (que tenha formação em Ortopedia Funcional dos Maxilares) ou um Cirurgião Buco Maxilo Facial,,,Como você colocou ter uma mordida cruzada, aconselho você procurar primeiro um Ortodontista, pois, se você tiver mais de 18 anos, provavelmente terá que corrigir a mordida cruzada com auxílio de cirurgia ortognática, assim, o Ortodontista irá avaliar e, se necessário, irá encaminhar ao cirurgião buco maxilo….Bom,,,peço que dê uma lida no artigo de enxaqueca para intender melhor o que eu disse aqui,,e procure um Ortodontista para fazer uma avaliação…lembre de passar todas as suas queixas..isso é importante para o profissional fazer um diagnóstico preciso>>> Espero ter ajudado e fico a sua disposição para qualquer dúvida que você possa ter ao ler o artigo, certo?! Abraço
      Ricardo Resstom

  42. Marília disse:

    Pesquisando, vi algo semelhante ao meu caso, e logo voltei aqui para dizer, (mordida cruzada) deve ser o que eu tenho, deixa o rosto torto, concertando a mordida, concertará o torto do rosto, espero. (risos)
    beijo

  43. Selma disse:

    Desculpe fazer outra pergunta, mas é urgente… Quanto mais rápido responder, melhor. Eu e minha familia estamos com dificuldades para achar uma boa clínica de ortodontologia em São Paulo, capital, de preferencia no morumbi. Sabe de alguma para indicar?

    Obg mais uma vez.

    • Selma disse:

      E eu tenho um cisto no lado direito do rosto, cujo é mais forte, ainda não sei se terei que operar, mas de qualquer forma o cisto influencia para que um lado do rosto seja maior que o outro?

  44. Mayra disse:

    Olá! Muito Obrigada por ter respondido minha outra pergunta. Eu tenho uma outra dúvida: O lado direito do meu rosto possui a musculatura mais tensa que o esquerdo. Tanto que a minha boca é ligeirameite deslocada para aquele lado (direito) . O lado direito era, também, até pouco tempo atrás (uns dois meses), o único lado que eu usava para mastigar e o meu “queixo esquerdo” tem o comprimento maior que o direito. Eu pensei, com base nessas informações (rosto repuxado e mastigação unilateral direita e lado esquerdo do queixo maior) que a minha mandíbula era deslocada para direita. Porém, a radiografia mostrou que ela é deslocada para esquerda e “sobe”, é mais alta, deste lado. Por que isso ocorreu? É assim mesmo? Obrigada pela atenção!
    P.S.: Quando eu bocejo, a minha boca estrala, abrindo mais do que o normal e se deslocando para a direita (não muito, mas é perceptível).

  45. Linda Campos disse:

    Li, em uma resposta anterior, que sua conduta no caso da necessidade de movimentar os dentes antes de realizar o ajuste oclusal em adultos, seria usar aparelhos fixos. Por que? obrigada!

    • Olá Linda,
      Muitas vezes a pessoa tem um toque prematuro (toca primeiro um dente para depois deslizar sobre os outros dentes), assim, para removermos esse toque é necessário o desgaste do dente nesse ponto prematuro, porém, se para remover esse contato o desgaste for excessivo passa a ser indicado primeiro posicionar o dente de tal forma que o desgaste seja menor. Outra hipótese ocorre quando esse toque prematuro existe devido a um posicionamento errado de dente, logo, o correto é colocar primeiro esse dente no local correto para depois partirmos para o ajuste.
      Obrigado pela visita e fico à disposição para mais dúvidas.
      Abraços
      Ricardo Resstom

  46. virginia disse:

    bomdia, me nariz e consequentemente a boca sao tortos para a esquerda, tenho desvio de septo na narina direita, ja usei aparelho, de ns 6 anos para ca notei que minha boca e nariz começaram a entortar para a esquerda, meu centro do dente nao é no meio, sera que usando aparelho conserto isto?? quando sorrio nas fotos nao aparece, mas se eu tirar foto seria, meu Deus, é um terror…tenho 42 anos, sera que ainda tem jeito?? obrigada e Deus abençoe, parabens pelo trabalho.Virginia.

    • oi virginia,
      Hoje a odontologia consegue muita coisa. existem muitos recursos. Quanto ao seu desvio de septo, tá na hora de corrigir com um otorrino, heim?! A respiração tem interferência de forma indireta no desenvolvimento das arcadas dentárias. Assim, é possível que você tenha alguma assimetria no desenvolvimento da arcada por uma deficiência respiratória (eu disse PODE, hipótese). Você relata que o centro da face não coincide com a linha média dentária (divisão entre os dentes do lado direito e esquerdo). Se esse desvio for apenas dentário…fácil, correção só com a Ortodontia. Já, se esse desvio for ósseo, nesse caso você terá que associar o tratamento ortodôntico com uma cirurgia ortognática (talvez tenha que rotacionar os ossos). Aí precisa ver se isso é superior ou inferior ou ambos. Bem, o importante é…TEM SOLUÇÃO SIM…você precisa consultar com um Ortodontista para que ele te oriente, certo??!!
      Agradeço pela visita e pelo elogio…fico muito gratificado com essa troca!!
      Vá atrás…a odontologia pode te ajudar.
      Abraços
      Ricardo Resstom

  47. Debora disse:

    Boa TArde! Tenho um incomodo em meu pescoço do lado esquerdo a bastante tempo, não sei como explicar, mas sinto que parece que o nervo esta muito esticado e precisa ser relaxado. Sinto o incomodo maior qdo dirijo, qdo digito e segurar a mão de alguem se for do lado esquerdo não consigo por muito tempo, pois o incomodo é horrivel. Ja fiz ate tomografia,tiroide e graças a Deus não deu nada. Entao lendo esses comentarios percebi que pode ser a mastigação, pois mastigo mais do lado direito. O que posso fazer pra melhorar ? O que seria o mais indicado? Tenho 29 anos Desde ja agradeço

    • Olá Débora, Existem estudos que demonstram que uma mastigação unilateral que tenha causado uma assimetria facial (assimetria na altura dos olhos) poderá fazer com que o indivíduo incline a cabeça na tentativa de corrigir a assimetria. Por exemplo: uma pessoa que mastigou anos de sua vida do lado DIREITO e que causou uma assimetria na altura dos olhos (nesse caso o olho do lado direito está mais baixo), poderá iniciar uma inclinação da cabeça para o lado ESQUERDO na tentativa de compensar a inclinação dos olhos. Esta inclinação da cabeça para o lado esquerdo promove um desequilíbrio do corpo para o lado esquerdo e, consequentemente, poder ocorrer um estiramento na musculatura do pescoço, além de uma curvatura na coluna (escoliose). Há evidências até no desgaste da sola do sapato em casos mais severos. Assim, é possível que suas dores no pescoço estejam relacionadas com a mastigação. Minha sugestão é você procurar algum Ortodontista (com formação em Ortopedia Funcional dos Maxilares) ou um Ortopedista funcional dos maxilares para realizar uma avaliação clínica. Em casos como o seu (paciente relata dores de cabeça e/ou pescoço e/ou zumbido no ouvido e/ou cansaço nos olhos) se faz uma placa para relaxamento da musculatura. Essa placa serve como um diagnósticos diferencial, ou seja, após algumas semana usando essa placa (devidamente ajustada), se as dores passam, significa que seu problema está relacionado com a mastigação.
      Agradeço a sua visita e espero ter ajudado
      abraços
      Ricardo Resstom

  48. Debora disse:

    Bom Dia! Ricardo …ajudou e muito, procurarei esse especialista sim . Mto obrigada pela atenção. Deus o abençoe ..sempre

  49. Meire Nunes disse:

    Oi,coloquei dentes (protese dentaria na parte superior e inferior, doi muito ainda, e com 15v dias apenas,percebi que do lado direito do rosto, ficou mais baixo os dentes superiores, precisam desgastar ?
    Os inferiores ficaram retinhos, tenho bruxismo a uns dois anos, o que falo para minha protetica?
    Abraços.

    meirinha@msn.com

    • olá Meire,
      Puxa vida…não me coloque em maus lençóis….rsrsrs!!!
      Sem ver você é muito difícil de entender com precisão sua queixa…eu começo a imaginar em vários problemas. Por exemplo: Se você tinha uma mastigação unilateral do lado oposto daquele que você relatou que os dentes ficaram baixo, talvez seu osso da boca tenha uma inclinação para o lado que você mastigava (olhando de frente), logo, na hora que você colocou os dentes, estes apenas acompanharam essa inclinação. Outra dúvida que passou pela minha cabeça…essa prótese é total??? (tipo dentadura). Aí é bem provável que exista essa inclinação que comentei. Às vezes é possível compensar com a prótese. Você me perguntou o quê falar para seu dentista…??? Seja clara, objetiva, da mesma forma que foi comigo, você identificou precisamente o que te incomoda….”os dentes superiores do lado direito ficaram mais baixos” ! A questão é.. . sua pergunta para ele/a… eu preferia que ficassem no mesmo nível…tem como deixá-los no mesmo nível??? É simples e direta. Nós, profissionais, queremos saber o que vocês querem, qual é sua expectativa de resultado…Sabendo o que te incomoda, podemos saber se podemos ajudar, se iremos precisar de outras áreas, etc…Não ficamos bravos, pelo menos não deveríamos ficar, escutando sua queixa. Pois, se você não relatar, o profissional achará que você está satisfeita, sendo assim, não vai modificar nada. E se não for possível chegar ao que você deseja, ele/a vai mostrar o porquê não é possível alcançar seu desejo>
      espero ter ajudado…converse com o seu dentista…não tenha vergonha muito menos medo.
      Abraços
      Ricardo Resstom

  50. Rafaelle disse:

    Olá, Tenho 21 anos e desde pequena tenho o lado direito do rosto maior que o outro, E quando fui crescendo os estalos se tornaram frequentes, já sentí uma dorzinha chata no maxilar, e já tarvou uma vez! ´Vou colocar aparelho fixo agora, será que resolve a assimetria? E o que esses estalos podem ser, e como se resolve ?

    • olá rafaelle,
      Pelo seu relato, aparentemente tem uma mastigação unilateral do lado esquerdo (lado menor). Os estalos são caudados tanto pela mastigação unilateral como pela existência de uma dupla oclusão (não existe uma coincidência entre o encaixe dos seus dentes e o encaixe da sua mandíbula-osso inferior da boca- com a articulação têmporo-mandibular- articulação responsável pela abertura/fechamento e movimentos laterais da boca). Todas as nossas articulações possuem um disco articular (serve como uma almofada entre os ossos) e um ligamento articular (responsável por segurar o disco articular). O disco articular impede que osso entre em atrito com outro osso durante os movimentos de abertura/fechamento/laterais/ que a boca faz. Quando mastigamos só de um lado e/ou possuímos essa dupla oclusão, esse disco articular passa a ser comprimido entre os ossos e tende a escapar dessa “loja”. É como se você colocasse entre suas mão uma bexiga cheia de água e começasse a aproximar as mãos. Nesse caso a bexiga tenderia a escapar entre os seus dedos. Então, é exatamente isso que ocorre com o disco articular quando ele é comprimido. Tende a escapar. Quando ele escapa, o ligamento tenta segurá-lo e puxá-lo para seu local correto. Este deslocar e retorno do disco articular é o estalo que você sente. Este estalo dificilmente será eliminado com o tratamento ortodôntico, visto que, para ocorrer o estalo, já houve atrito de osso com osso, permitindo que haja espaço para o escape do disco. Mas como você é bem jovem (21 anos) é possível que esses ossos remodelem a ponto de eliminar o estalo. Porém, isso levará muitos anos, pois se demorou “x” anos para provocar o desgaste levará “x” + “Y” anos para remodelar após você eliminar a mastigação unilateral e a dupla oclusão. Isto porque o osso remodela durante toda nossa vida, desde que nascemos até morrermos, contudo, enquanto estamos em fase de crescimento essa remodelação é muito intensa e positiva, ou seja, ganhamos mais osso do que perdemos (isso vai até aproximadamente 18 anos). A partir daí até aproximadamente 35 anos, essa remodelação é menos intensa e passa a ser equilibrada, isto é, o que perdemos é o que ganhamos. Passada essa fase entramos em uma remodelação de menor intensidade e negativa, portanto, perdemos mais do que ganhamos. Por isso é que seus estalos não serão eliminados ao final do tratamento ortodôntico. Porém, deixarão de ser agravados. Pelo seu relato sua articulação já está muito comprometida (já chegou a travar). Por que ocorre isso?? Quando abrimos a boca, a mandíbula (osso inferior da boca) desliza sobre o osso da articulação (próximo ao ouvido). Esse local é um encaixe, semelhante a um semi círculo (dê uma olhada no artigo que escrevi sobre enxaquecas que você entenderá). O osso da mandíbula desliza para frente e para baixo (veja o artigo enxaquecas) até um limite. Quando você possui um estiramento dessa articulação pode promover um desgaste entre os ossos e isso permitir que a mandíbula vá além do limite correto. Ultrapassando este limite você não consegue fechar a boca sozinha, tem o travamento. Isso é grave. O tratamento ortodôntico sozinho não elimina a mastigação unilateral nem a dupla oclusão. Quem fará isso ser;a um ajuste oclusal (ajuste nos dentes para que eles se relacionem corretamente durante os movimentos). Porém, para realizarmos esses ajustes, os dentes deverão estar na sua posição correta, assim, o tratamento ortodôntico é necessário para se poder realizar os ajustes, Digamos que a Ortodontia é o veículo para se realizar o ajuste oclusal. Conselho…procure um bom ortodontista. Com relação a assimetria: A correção do posicionamento dos dentes e depois o ajuste da oclusão não eliminarão a assimetria. Irão cessar o problema. Não deixarão que essa assimetria agrave. Lembrando que não será a ortodontia que permitirá você a mastigar dos dois lados e não ter a dupla oclusão e sim o ajuste oclusal ao final desse tratamento. Mas tem que fazer a ortodontia para colocar os dentes na sua posição correta para depois fazer o ajuste oclusal. Como digo em todas as respostas…na maioria dos casos a assimetria é pequena, irrelevante, não interfere na beleza (vide grazi massafera; juliana paes, daniela suzuki). Mas se isso for algo que te incomode demais, essa assimetria poderá ser corrigida com cirurgia ortognática. Se isso for realmente relevante para você, relate ao seu ortodontista, ele tem que saber o que te incomoda para saber se ele poderá te ajudar ou se precisará associar outras áreas da odontologia.
      Agradeço sua visita e desejo boa sorte com seu tratamento.
      Abraços
      Ricardo Resstom

  51. junio disse:

    Notei que meu rosto era maior do que o outro por causa das sobrancelhas, uma e mais alta do que a outra, mas, meus dentes não são desgastados mais que os outros e meus olhos estão na mesma resta. O problema e que com minhas sobrancelhas devido a formação delas um olho parece esta maior que o outro. Estou entrando em uma profunda depleção

    • Olá junio, pela sua descrição, parece não haver uma assimetria facial, e sim uma assimetria com relação às sobrancelhas. Neste caso eu não posso ajudar, não é minha área. Talvez seja a área de um esteticista, não sei. Não sei se te ajuda, mas postei vários assuntos neste blog e o que me dá um retorno enorme é esse da assimetria, fiquei surpreso com a quantidade de comentários, já passam de cem. Percebi que esse tema mexe com as pessoas, e vi o quanto as pessoas se preocupam com a questão estética. Quando fiz o “artigo” a intenção era mostrar para as pessoas o quanto é prejudicial uma mastigação unilateral quanto à saúde dos dentes e da função mastigatória em si. A questão da assimetria era uma forma de a própria pessoa se auto avaliar, ou seja, ela conseguir ver um sinal de um possível problema na função mastigatória sem estar sentindo nenhuma dor, visto que TODOS os problemas odontológicos iniciam sem haver nenhum sintoma de dor. Como a maioria das pessoas só procuram um dentista quando sentem dor, o problema já estará bem mais agravado e com prognósticos menos favoráveis. Logo, eu como profissional quis apenas dar às pessoas uma forma de poderem ver a existência de um problema mesmo sem ainda estarem sentindo uma dor. Minha surpresa foi a quantidade de comentários e dúvidas sobre a assimetria…ou seja…eu consegui fazer com que as pessoas se auto avaliassem e enxergassem que existe um problema, mas a preocupação de quase todos foi em como elas podem corrigir o problema estético, poucos foram os comentários e dúvidas que se preocuparam com a questão funcional, como evitar que o problema funcional se agravasse (mastigação com dores de cabeça, zumbido no ouvido, dores no pescoço, perda de osso ao redor dos dentes, perda dos dentes, etc..). A questão da assimetria é o que mexeu com as pessoas. O que posso dizer é que essa assimetria, com raras exceções, são pequenas, não interferem na beleza das pessoas, por isso fiz questão de colocar como exemplos pessoas famosas e consideradas lindas (grazi massafera; juliana paes; daniela suzuki). Elas todas possuem assimetrias, e nem por isso deixaram de ser lindas. Mas o que eu não consigo é mensurar o quanto tal assimetria interfere na sua vida, o quanto ela mexe com você. Assim, aquilo que aos meus olhos é ínfimo, pouco relevante, talvez para você seja perturbador. Então, meu amigo junio, se a questão dessa assimetria em relação as suas sobrancelhas te perturba, vá em busca de ajuda, Tenho certeza que deve haver alguma ajuda, não é possível que nos tempos de hoje os esteticistas não possam ter alguma ajuda. Mas, o que estou percebendo com esse blog é que as pessoas passam a enxergar uma assimetria e tornam aquilo enorme, gigante…o que não é verdade na maioria esmagadora dos casos. É apenas uma sutil assimetria, que não interfere na beleza, e até, em alguns casos, dá um charme ( exemplo: juliana paes tem uma covinha do lado esquerdo dela ao sorrir). A preocupação tem que ser com a função, o que provocou a assimetria?? e quais as consequências se não eliminar as causas da assimetria??? Isso sim é muito prejudicial ao longo dos anos. A preocupação não é corrigir a assimetria (pois ela é ínfima, pouco relevante na beleza), a preocupação é eliminar o que está causando a assimetria, pois existem outros problemas que não são esteticamente aparentes, mas são devastadores para a saúde (dores de cabeça, zumbido no ouvido, perda de osso ao redor dos dentes, perda de dentes, dores na coluna, no pescoço) tudo isso é causado por uma mastigação unilateral ao longo do tempo. Mais uma vez junio, quanto a assimetria das suas sobrancelhas eu nào posso ajudar, mas se isso realmente lhe incomoda, vá atrás…tem solução.
      Um abraço
      Ricardo Resstom

  52. paty disse:

    BOA NOITE, QUAL O MELHOR APARELHO PARA QUEM TEM MORDIDA CRUZADA? Mastigo muito de um lado só, eu tb tenho um lado do meu rosto diferente do outro. Sera que com uso do aparelho, ficara melhor? Fiquei sabendo deste aparelho Invisalign, auto ligavel, o que o sr indica.

    • Desculpe Paty pela demora, mas o dia-a-dia é corrido e o mês de julho é férias para minha filha, logo, os poucos tempos livres são dedicados à família. Mas vamos lá, a mordida cruzada pode ser apenas dentária ou pode ser óssea. Se for dentária (normalmente apenas 1 ou 2 dentes se encontram cruzados) a correção pode ser feita apenas com uso de aparelho fixo (convencional) associado a elásticos que são presos nos dentes superiores (pelo lado voltado para língua) e nos inferiores (presos nos bráquetes pelo lado da bochecha). Também pode ser associado uso de um acessório chamado de Barra Palatina que é presa nos dentes e voltada para o palato (céu da boca). Esse acessório é confeccionado de forma a expandir a arcada. Ou ainda usar um disjuntor chamado de Hirax ou Hass o qual possui um parafuso para expandir o palato (mais indicado quando a mordida cruzada é óssea). Quando a mordida cruzada é óssea temos que levar em consideração a idade do paciente. Se é um paciente em fase de crescimento (meninas até 17 anos e meninos até 18 anos) a correção pode ser feita apenas com uso de disjuntor (Hirax ou Hass). No entanto, se o paciente for adulto deverá haver o auxílio de cirurgia de disjunção palatina e uso de aparelho disjuntor (Hirax ou Hass), isto porque já houve a consolidação da união entre os ossos da Maxila (osso superior da boca). A cirurgia serve apenas para romper essa união, sendo o aparelho quem irá promover a correção da mordida cruzada. Assim, se você tiver mais de 18 anos, deverá realizar a cirurgia de disjunção palatina com auxílio de disjuntor. Quanto às assimetrias, estas são causadas pela mastigação unilateral. Em regra, se sua mordida cruzada for unilateral, a mastigação será unilateral para o lado cruzado. Essa assimetrias não são corrigidas Ortodonticamente. Só com auxílio de cirurgia ortognática. Mas, na maioria dos casos essa assimetria é pequena, não justificando uma cirurgia, a não ser que isto lhe incomode. Com relação aos aparelhos Invisalign e Auto-ligável: O Invisalign é um tratamento sem uso de Bráquetes (peças quadradas coladas aos dentes). Consiste em um conjunto de placas de um tipo de plástico, semelhante a placas de clareamento, porém muito mais finas, bem acabadas, transparentes e adaptadas aos dentes. O profissional irá moldar sua boca e este molde é enviado para os USA (mais precisamente para california em San José). Lá seu molde será scaniado e transformado em modelo da sua boca em imagem. Essa imagem será trabalhada, ou seja, irão realizar os movimentos dentários desejados aos poucos ( de forma biológica )Este procedimento será realizado na Costa Rica. Cada movimento biologicamente compatível dá origem a uma placa. Assim, você receberá um número “X” de placas. Terá que usar dioturnamente cada placa por quinze dias. Vantagens: estética (não aparece nada); higiênica (você removerá para escovar os dentes) e Conforto (remove para se alimentar). Desvantagem: Se seu caso exigir movimentos dentários longos (exemplo: você extraiu um dente para movimentar outro em sua posição) às vezes esse movimento promove uma inclinação do dente e não um movimento de corpo do dente, o que poderá necessitar a colocação de bráquetes aos final do tratamento para corrigir essa inclinação. O aparelho Auto-ligável é uma evolução da ortodontia convencional com uso de bráquetes. Um efeito colateral dos tratamentos ortodônticos é a possibilidade de reabsorção radicular, ou seja, diminuição das raízes dos dentes. Isso é provocado quando se excede a força aplicada aos dentes. É importante saber que mover um dente é diferente de mover um móvel, um carro. Quanto mais força eu aplicar sobre o móvel ou o carro, mais rápido estes se locomoverão. No dente isso não é verdade. Para mover um dente eu preciso de força, mas até um limite, acima deste limite ao invés de ocorrer remodelação do osso ao redor do dente, haverá reabsorção da raiz e não movimento dentário. Assim, a ortodontia vem evoluindo no sentido de aplicar força ao dente sim, mas não ultrapassar o limite. Há alguns anos atrás surgiu um tipo de liga metálica que é flexível e tem memória. O uso desta liga diminuiu a força aplicada e, consequentemente, o risco de reabsorção das raízes. Já no final dos anos 80 início dos 90 surgiu uma outra liga metálica mais flexível ainda e com uma característica de alterar sua flexibilidade com a temperatura, isto é, em uma determinada temperatura a liga tem uma determinada flexibilidade, se aplicar uma temperatura mais BAIXA a essa liga, ela se torna mais flexível ainda, ou seja, esse fio (que é o arco que passa dentro dos bráquetes) fica o tempo todo aplicando força aos dentes de forma variável, ora mais ora menos força. Qual a vantagem?? Se sabe que para ocorrer a reabsorção das raízes é necessário força pesada, constante e por tempo longo. Desta forma, se a força aplicada é variável, não causará reabsorção das raízes. Isso foi aplicado inicialmente pelo Dr. Wick Alexander (americano). Mais recentemente (já nos anos 2000) houve uma alteração nos bráquetes de forma mais radical, reduzindo-se o atrito que o fio provoca dentro do bráquete, surgiu o aparelho auto-ligável, o qual elimina a necessidade de amarrar o fio dentro do bráquete, isto porque o bráquete passou a ter uma tampa. Assim, você encaixa o fio dentro do bráquete e fecha uma tampa. O bráquete auto-ligável associado ao fio térmico reduziu sensivelmente o risco de reabsorção radicular. É hoje, dentro da ortodontia convencional (uso de bráquetes) o tratamento biologicamente mais compatível. O Invisalign também é um tratamento biologicamente muito compatível, visto que os movimentos dentários serão alcançados com a aplicação de forças dentro dos limites possíveis, além de receber forças intermitentes, ou seja, a força não é aplicada constantemente, pois você remove a placa para se alimentar e escovar os dentes. Qual é o mais indicado?? Bem, só fazendo uma avaliação clínica eu poderia responder precisamente para seu caso, assim você tem que visitar um Ortodontista (ah, para o uso de Invisalign, o Ortodontista tem que ser credenciado à Invisalign). De uma forma geral: Para descruzar sua mordida (se for dentária pode apenas com uso de aparelhos= com bráquetes ou Invisalign). Se for óssea, você terá que primeiro instalar um aparelho disjuntor (Hirax ou Hass), passar pela cirurgia de disjunção palatina e irá ativar o aparelho até realizar o descruzamento (sempre se expande mais do que precisa, pois há uma recidiva). Esse descruzamento ocorre em torna de 15 a 30 dias. Você terá que ficar com esse disjuntor por aproximadamente 6 meses. Assim, após o descruzamento (15 a 30 dias) você só iniciará os movimentos dentários inferiores. Somente após 6 meses que irá iniciar os movimentos dentários superiores. Após o descruzamento, poderá optar tanto pela ortodontia convencional (uso de Bráquetes) como pelo Invisalign. Este último está mais relacionado com o fator estético. Normalmente são pacientes exigentes em relação à questão estética, não querem usar bráquetes. O fator limitante, mas não impeditivo, são casos com movimentos ortodônticos longos, os quais podem necessitar de uso de bráquetes ao final para corrigir possíveis inclinações. Bem, espero ter ajudado e não complicado…rsrsrsrs. Mais uma vez peço desculpas pela demora no retorno, mas, como você pode perceber, às vezes as respostas demandam um pouco mais de tempo e, devido aos nossos compromissos profissionais (consultório, aulas, etc..) e familiares, acabo em falta com o blog! Agradeço pela visita e continue enviando suas dúvidas…gosto dessa interatividade.
      Abraços
      Ricardo Resstom

  53. Diogo Santos disse:

    Já havia notado que um olho meu é mais baixo que o outro, e confirmei que era o lado que eu mastigava! Existe alguma forma de tornar os olhos alinhados novamente?

    • Oi diogo,
      Esses desvios são ósseos. A correção é só cirúrgica. Mas, antes de pensar na cirurgia, avalie bem se isso é realmente importante para você. Isso interfere mesmo na sua auto estima??? O que você tem que realmente procurar e em reequilibra sua mastigação, isso sim é importante para o equilíbrio da função mastigatória,e, como explicado no artigo, manutenção dos ossos ao redor dos dentes, equilíbrio da ATM, saúde dos dentes, etc…Além de impedir o agravamento da assimetria. A assimetria mostrou que existe um desequilíbrio na função mastigatória, ESTE É O PROBLEMA, a assimetria é consequência, logo, você partir para uma cirurgia para correção da assimetria sem reequilibrar a mastigação seria como encher um pneu furado, ou seja, ele vai esvaziar de novo.
      Consulte um ortodontista com formação em ortopedia funcional dos maxilares.
      Abraços
      Ricardo Resstom

  54. Diogo Santos disse:

    Tenho 19 anos, mastiguei vários anos com o lado direito, confirmei os resultados que foram apresentados no texto (altura dos olhos, comprimento do maxilar, sorriso inclinado..) e venho tentando mastigar com o outro lado esquerdo, mas como já foi dito isso não seria muito eficaz pois como já foi dito a mastigação é algo automático, só conseguirei mastigar com o lado esquerdo enquanto estiver concentrado para isso. As minhas perguntas são:

    - Com a minha idade, é possível alinhar os olhos com a correção da mastigação?
    - Com a minha idade, é possível deixar a mandíbula mais simétrica com a correção da mastigação?
    - Já usei aparelho ortodôntico, mas os dentes debaixo entortaram novamente, isso influencia na mastigação? Devo procurar um ortodontista novamente?
    - O lado esquerdo (o que eu não mastigo) é um pouco mais flácido e “cheio” do que o direito, ou seja, mais gordinho. Isso tem a ver com a mastigação? Há alguma forma de deixar o lado esquerdo mais magro como o direito?

    Desculpe por fazer tantas perguntas e parabéns pelo texto, muito informativo.

  55. diane disse:

    boa tarde, tennho o sorriso torto a muitos anos, é cada vez mais esta piorando, meu sorriso é bem mais alto do lado direito chegando ao ponto de aparecer minha gengiva desse lado e do esquerdo não,tive perda de dentes bem na infancia é isso influenciou na minha mastigação , alem disso meus dentes são curtissimos é os da frente bem afastados e pra conplicar um pouco mais tenho bruchismo,tenho muita vergonha de sorrir acho q não fui bem cuidada na infancia é agora com 31 não sei nem por onde começar um tratamento , pois se mexe nos dentes, não vai adianta muito, pois são tão curtos e feios q tenho vontade de tirar e bota protese,por favor me oriente..como devo agir?

    • olá diane. Bem, pelo que vc descreve, aparentemente você tem uma mastigação unilateral do lado direito. Como você teve perda de elemento dentário,é possível que tenha ocorrido movimentos dentários (todo dente quer contato com os vizinhos dos lados e também com seu antagonista, isto é, os dentes superiores querem contato com os inferiores e vice-versa. Minha opinião é que você deve procurar inicialmente um dentista clínico geral. Exponha suas queixas de forma clara (por exemplo: você expôs aqui que perdeu um dente – precisa ver se os dentes vizinhos se movimentaram – nesse caso você primeiro teria que usar aparelho ortodôntico; você também expôs que acha seus dentes curtos _nesse caso o dentista irá avaliar a possibilidade de usar facetas e aumentar o tamanho da coroa do dente….) Ou seja, o clínico geral irá escutar suas queixas, avaliar clinicamente a situação dos seus dentes e orientará as possibilidades. A partir dai, ele te encaminhará para os especialistas de cada área).Quanto a aparecer a gengiva de um lado, isso é uma característica de uma mastigação unilateral – aparece a gengiva do lado que vc não mastiga- isso só poderá ser corrigido com tratamento ortodôntico ou até cirúrgico. Nesse caso vc precisará de um ortodontista.
      Agora, não fique desanimada, hoje a odontologia tem diversos recursos, dificilmente não haverá como te ajudar. NUNCA pense em extração…para nós extrair um dente é MUTILAR.
      Espero ter ajudado
      Um abraço
      ricardo resstom

  56. junio Anastacio disse:

    meu rosto esta deformado e tenho quase certeza que foi por causa da mastigaçao.
    Meu lado direito e mais baixo e isto esta muito nítido, com isso meu olho parece ser menor que o outro. descrubrir recentemente, tenho 21anos e parece que minha vida acabou, por deus dica que tem como corrigir isto sem cirugia plastica, mas se nao tiver gostaria de saber o preço dela ou pelo menos uma noçao. estou caindo em uma grande depressao

  57. Loyane disse:

    Ola
    Matéria muito interessante. Vim ao seu site porque acabo de perceber que meu rosto está completamente torto para a direita.
    Queria saber, é possível diminuir o impacto disso por inverter temporariamente a mordida? Pois, se uma parte da deformidade é muscular, poderia haver um treino reverso? Ainda, aqueles exercícios faciais podem colaborar?
    obrigada

    • Olá loyane,
      Os exercícios são muito importantes na reeducação para uma mastigação bilateral. Porém, antes você deve realizar um ajuste oclusal (equilibrar os desgastes dos dentes dos dois lados – às vezes tem necessidade de realizar primeiro um tratamento ortodôntico para colocar os dentes em sua posição correta). Dê uma lida no artigo sobre enxaqueca, você vai entender bem isso. O cérebro é um computador que quer economizar energia para nós. Mastigar é gastar energia. Quando mastigamos, fazemos movimento laterais, ou seja, levamos a boca para um lado e outro. Quando movimentamos/deslizamos os dentes para o lado esquerdo, promovemos uma abertura da boca do lado direito e vice versa. Se ao irmos para o lado esquerdo a abertura da boca do lado direito for maior do que quando o inverso, isso significa que ao deslizar os dentes para o lado esquerdo a boca abre mais do que ao deslizarmos para o lado direito…confuso?rsrs…Bem, se existe um afastamento dos dentes do lado que você não deslizou (lado oposto ao deslize) diferente quando comparado com o inverso, significa que quando você desliza para um lado você gasta “x”de energia..e quando vai para o outro lado você gasta “x” + “Y”de energia (abriu mais a boca), isso faz com que seu cérebro entenda que é mais fácil (gasta menos energia) de um lado, logo manda estímulos para sua lingua ficar empurrando o alimento só para o lado que você gasta menos energia. Por isso é necessário você realizar primeiro um ajuste para equilibrar a mastigação e só depois realizar os exercícios musculares. Dê uma lida no artigo de enxaquecas…depois me dá um retorno para eu saber se você compreendeu, certo??!!
      Abraços e aguardo seu retorno
      Ricardo Resstom

  58. Jaime disse:

    Dr. Ricardo, será que eu posso enviar uma foto minha para o senhor ver se é necessário ser feita uma cirurgia ortognática ? Não tenho mordida torta, não tenho nenhum tipo de problema nos dentes, meu caso é só estética, é a assimetria facial que me incomoda mesmo. Gostaria muito de lhe enviar uma foto para ver se o senhor acha que vale a pena fazer a cirurgia, pois me dizem que não vale por ser muito perigosa e delicada.
    Obrigado

    • Olá Jaime,
      Claro que você pode enviar fotos, mas é importante que você faça uma avaliação clínica com um profissional na sua cidade pessoalmente, pois às vezes o problema existe mas você não sabe (conhecimento técnico). Se realmente você não tiver problemas de relacionamento ósseo e, consequentemente também não tiver problemas dentários, a assimetria será apenas estética…e, nesse caso, subjetiva, ou seja, é algo que não tem necessidade fisiológica, e passa a ser pessoal, incomoda a você. É como se alguém não tivesse problemas respiratórios nenhum, não tem desvio de septo algum, mas não gosta do tamanho do seu nariz, ou seja, fisiologicamente ele não necessita de cirurgia nenhuma, mas para o dono do naríz é fundamental a cirurgia de redução. Desta forma, se realmente você não tem problema nenhum dentário (nesse caso precisa fazer uma consulta clínica pessoalmente), eu ver as suas fotos e emitir uma opinião seria de pouca relevância. Posso dizer não considero necessário nada e mesmo assim isso lhe incomodar.
      De qualquer forma pode enviar para o email: rcrhot@hotmail.com
      Peço apenas que no assunto identifique ser você, pois automaticamente meu antivírus manda fotos para a lixeira, assim, antes de abrir eu sempre confirmo com o remetente.
      Abraços
      Ricardo Resstom

  59. paty disse:

    Nossa eu te fiz uma pergunta, mas vc não me respondeu,porque?.

  60. Selma disse:

    Tenho 15 anos, meu rosto é assimétrico, se for por causa da mastigação (no meu caso, é o lado direito que mastigo mais), eu mastigando, daqui pra frente, do outro lado irá compensar?
    Se não, o que devo fazer para arrumar esse problema?
    PS: Isso me encomoda muito.

    • Olá Selma,
      Como você é bem jovem ainda existe como compensar a assimetria, porém não é possível fazer isso passando a mastigar do lado oposto. Quem comanda isso é seu cérebro e este quer economizar energia para você. Se estiver mais fácil mastigar de um lado (ou seja, gastando menos energia) seu cérebro irá estimular a língua a levar o alimento para este lado. Assim, você só conseguirá mastigar do lado oposto quando estiver concentrada, isto é, só quando você ficar pensando na mastigação, no entanto, quando estamos nos alimentando não ficamos pensando para mastigar, apenas mastigamos. Por exemplo, caso você esteja almoçando com um amigo/a e estiverem conversando, você estará mastigando e prestando atenção na conversa, logo, quem estará estimulando e controlando a mastigação será seu cérebro, consequentemente, este estará querendo economizar energia e enviará estímulos para que sua língua leve o alimento para o lado que é mais fácil. A forma para você iniciar uma correção na assimetria seria com uso de aparelhos Ortopédicos Funcionais dos Maxilares. Assim, indico você a procurar um Ortopedistas Funcional dos Maxilares na sua cidade.
      Abraços
      Ricardo Resstom

  61. Carol disse:

    olá, estava procurando mesmo um texto bem explicativo como este, parabéns. Tenho essa assimetria(lado direito, sobrancelha mais baixa, queixo mais grosso, e quando mordo os dentes do lado direito encaixam e do lado esquerdo ficam voando..) e me incomoda bastante, tenho 26 anos, mordida cruzada e bruxismo( tem como ser pior?) enfim.. pelo que vi daria para “arrumar” isso com a ajuda do aparelho mas para resolver efetivamente o problema seria apenas com cirurgia correto? Para isso gostaria de verificar se teria algum profssinal para indicar em Jaragua do Sul?

    • Olá Carol,
      Gostei da referência dos dentes “voando”… rsrsrs!! Me parece que você tem uma mordida cruzada unilateral. O correto são os dentes superiores cobrirem os inferiores. Já, na mordida cruzada temos o inverso, ou seja, são os dentes inferiores que cobrem os superiores. Isso pode ocorrer de um lado apenas (mordida cruzada unilateral), dos dois lados (mordida cruzada bilateral) e também anteriormente (os dentes da frente inferiores cobrem os superiores). Em regra, se a pessoa tem mordida cruzada unilateral, terá uma mastigação unilateral do lado cruzado e, consequentemente, irá desenvolver uma assimetria facial. Bem, tudo que eu disse é uma suposição, afinal, não realizei uma avaliação clínica em você. Quanto ao profissional, envie um email para mim no ricress@ibest.com.br.
      Agradeço a visita e fico à sua disposição.
      Abraço
      Ricardo Resstom

  62. Geovana disse:

    oi, me identifiquei me algns aspectos com informações citadas aqui no site ,interessantíssimas por sinal.Eu vejo que eu tenho o sorriso assimétrico,a minha boca fica assimétrica e eu olhando bem penso q pode ser por causa do posicionamento dos meus dentes pois assimetria na mandíbula nao é uma coisa perceptível,mas o dents da frente sao posicionados diferentes do lado esqeurdo e direito,eles nao sao tortos mas a diferença do lado esqeurdo para o direito da boca pode ser devido ao posicionamento diferente?e será que então somente o aparelho iria dar um jeito nisso?

    • Oi Geovana,
      A Ortodontia poderá te ajudar com relação aos dentes. Se eu entendi sua queixa, parece que há um desnível em relação ao sorriso (visão frontal – semelhante ao sorriso da Grazi massafera)… é isso??! sendo isso, a Ortodontia tem recursos para nivelar seu sorriso. Contudo, em relação à assimetria facial, só há como melhorar se você tem idade em crescimento, caso contrário, só com cirurgia ortognática. Mas Geovana, entenda, a assimetria é comum em quase todos nós, normalmente não interferem na beleza (vide as mulheres que eu coloquei no artigo). São raros os casos de assimetria que precisamos de cirurgia. Tenho pacientes com tal assimetria. Se quiser, posso enviar email para que você entenda o que é.
      agradeço o elogio pelo site e fico no seu aguardo
      Abraços
      Ricardo Resstom

  63. Geovana disse:

    aaah e eu me incomodo bastante pois as fotos que eu tiro seria minha boca fica torta,nao é a minha face entende,mas um lado da boca fica diferente do outro!!todo mundo fala que meu sorriso e bonito mas a verdade é que sorrindo dependendo da foto sai ótimo mas séria,a boca fica torta mesmo,um desastre!!

  64. Geovana disse:

    Eu quero sim o email,eu tenho 18 anos,o meu caso é isso mesmo tem um desnivel,esse desnível dos dentes entao tem como resolver;),acredito q nao tenha uma assimetria na face!eu queria muito te mostrar a foto pra vc me auxiliar,sei q é muito abuso mas o meu dentista me disse q nao nescessito de apareho sendo q meu amigo que faz odonto me disse q sim ,cada um diz uma coisa,sua opiniao pra mim seria relevante!!muitíssimo obrigada pelo esclarecimento Ricardo!!beijos

  65. Sheila disse:

    Olá!
    Tive o diagnóstico de DTM há 1 ano, estou usando uma placa, já senti uma diferença bastante significativa, mas tenho o lado esquerdo do meu rosto mais fino q o direito, isso me incomoda muito. Essa assimetria percebi há alguns anos atrás, procurei ver fotos da minha adolescência antes deu usar aparelho e já havia diferença e veio aumentando! Tenho 26 anos, gostaria de saber se o tratamento com a placa e o uso de aparelho ortodontico ajudaria o meu rosto ficar um pouco mais simétrico, ou só a cirurgia resolveria o problema?

    • Olá Sheila,
      Infelizmente não. A assimetria instalada não irá regredir na fase adulta. A recuperação da função mastigatória equilibrada irá cessar o problema. Impedirá que agrave, mas não regredirá. Mas, como em muitas das respostas que já dei, essas assimetrias são irrelevantes na maioria dos casos. Praticamente 100% da população mundial tem alguma assimetria. São raros os casos em que a assimetria interfere na função mastigatória a ponto de ser necessária a cirurgia. Se seu Ortodontista disser que não é necessária, significa que essa assimetria é irrelevante na função. Porém, se isso for algo que lhe incomode esteticamente, só com cirurgia. Se quiser, tenho alguns pacientes que tinham assimetria facial que interferiam na função mastigatória. Posso enviar via email.
      Abraços
      Ricardo Resstom

  66. Roberto disse:

    Olá, hoje tenho tenho 22 anos e em 2009 comecei a sentir um incomodo no lado direito da face, primeiramente pensei que fosse por causa do ultimo molar superior direito que nasceu bem torto (+ ou – 45º) nesse mesmo tempo q surgiu este incomodo. Achei q este novo dente estava em atrito com uma bolinha que tenho na bochecha do mesmo lado (Detalhe: apenas no lado superior direito nao tive o siso e os outros 3 jah extraí). Consultei dentistas que a maioria disse que essa bolinha eh uma glandula q expele saliva, que ficou um pouco maior devido ao atrito do aparelho fixo que tirei em 2007, okk normal entao. Mas resolvi endireitar o dente. Em 2010 ela jah estava no lugar certo. porém este incomodo permanecia e ateh causava um certo inchaço facial. E no começo de 2010 na procura de alguma solução um dentista me aconselhou a fazer a placa de bruxismo. Aceitei a sugestao até pq este incomodo estava me matando. E realmente deu certo. Usava todo dia a noite esta placa até hj (2012) e esse incomodo passou. Porém faz pouco mais de um mês esse incomodo voltou e com alta intensidade, junto com ele o inchaço. Achei e ainda acho q a placa esta gasta (não sei), E o dentista q fez a placa dois anos atras foi pra Mogi das cruzes nao tenho mais seu contato. Buscando na internet descobri esse “tal” de atm e dtm (desculpa a ignorancia). E procurei um especialista em atm. O msm confeccionou uma nova placa porém quando recebi (1 semana atras) reparei que ela eh bem mais fina q a outra. E até hj essa placa nao vem mostrando resultado. O incomodo ainda persiste. Este dentista realmente falou a mesma coisa que vc. “Primeiro vc precisa usar esta placa durante alguns meses realizando manutenação a cada 21 dias para ajustar a a mordida, mandibula e dps de uns 8 meses vc o ajuste oclusal. Estou usando essa placa há uma semana. Mas acho q jah deveria ter tido alguma melhora nesse incomodo. Eu queria ter a opiniao de outro especialista em atm para ver se esta placa nova esta realmente em condições. O problema q telefonei para varios em SP capital e só para marcar a primeira consulta (só pra ver) o mais barato é 250. E nesse q eu fiz a placa foi 150 mais 350 da placa. Sabe é caro. gostaria de ter uma segunda opiniao mas com esse preço fica dificil.

    • Olá Roberto,
      Poxa, eu lhe entendo, mas tenho que lhe dizer, realmente os bons profissionais têm seu preço…a placa em si não é o caro…e sim o ajuste que se faz nela. Digamos o seguinte: Você pode me dar uma Ferrari, e dar um Jetta para o Fernando Alonso…digo com certeza que ele continuará fazendo coisas que eu jamais conseguirei. Ou seja, confeccionar a placa, qualquer um pode, ajustá-la da forma correta, somente os bem preparados. E para se preparar é necessário estudo, dedicação, profissionalismo, etc. Para adquirir isso o dentista irá participar de cursos, congressos, etc, continuamente. Assim, o preço que você paga por algum tratamento estará incluído um percentual de lucro para que o dentista continue se atualizando, e não apenas o valor do material usado. Uma vez recebi um email que dizia o seguinte: Uma empresa multinacional trabalhava com equipamentos informatizados. Faturava milhões por dia. Um belo dia, ocorreu uma pane no computador central provocando a paralisação na produção. O gerente chamou um profissional experiente da área. O sujeito chegou e foi informado o que estava ocorrendo. Esse profissional então abriu sua maleta, pegou uma chave de fenda, abriu a tampa do computador e apertou um botão…Como num passe de mágica a produção voltou a funcionar. O profissional recolocou a tampa em seu lugar com todo cuidado. Feliz da vida o gerente abriu a carteira folhando algumas notas de dez e perguntou: “então meu amigo, quanto lhe devo??” – Ouviu a resposta: São apenas R$ 1500,00. O gerente bufando indignado falou: “como é?? Você usou uma chave de fenda e apertou um botão, durou menos que 5 minutos..vai cobrar R$1500,00??? Quero que você faça uma nota fiscal discriminado todo o serviço para justificar esse preço!!! – Em menos de 5 minutos estava pronta a nota fiscal. Dizia o seguinte:
      Abertura da tampa do computador central com uma chave de fenda _____ R$1,00.
      Apertar um botão ___________________________________________________ R$1,00.
      Saber qual botão apertar ___________________________________________ R$1.498,00.
      Ou seja, roberto, a placa em si, não faz nada, agora ela bem ajustada é que faz toda a diferença.
      Desculpe se fui indelicado, não é a intenção…A intenção é mostrar que é o profissional quem faz a diferença, e isso tem um preço.
      Abraços
      Ricardo Resstom

  67. Priscyla disse:

    Olá,
    Gostei dessa página, foi bastante esclarecedora para o meu problema!

    Tenho 22 anos.
    O que me ocorreu foi o seguinte: o meu lado esquerdo ficou maior que o direito. Isso me afeta principalmente esteticamente. O que noto é que o meu queixo aponta levemente para o lado direito do meu rosto também, mas meus olhos estão na mesma altura.

    Quando eu tinha cerca de 13 anos, antes de colocar o aparelho, fizeram um reimplante dentário em mim. Tiraram o dente siso e recolocaram em outro espaço, acho que foi isso. Nesse tempo a recuperação foi muito chata, pois tinha que limpar o tempo todo. Foi aí que comecei a mastigar de um lado só, e ninguém me avisou o desastre que isso poderia causar.

    Anos depois o reimplante não deu certo e tive que retirar o dente e fazer um implante artificial. Usei aparelho por 7 anos e meus dentes ficaram da melhor forma que podiam ficar.

    Hoje sofro com constantes estalos do lado que não mastiguei. Sempre que eu bocejo, é um problema…além de fazer barulho nesse lado ainda dói um pouco às vezes e preciso reposicionar esse lado, de certo modo.

    Se eu não fizer a cirurgia, corre o risco de piorar tudo? Alguns especialistas me disseram que não, mas desconfio dessa opinião. E se eu fizer essa cirurgia, será uma cirurgia bem grande, certo? Estou mais frustrada é pela aparência que ganhei por causa desse vício.

    Obrigada!

    • Olá Priscyla,
      Bem…a assimetria não é um problema…a assimetria é uma consequência de um problema (exceto em casos mais severos, os quais são pouco comuns – se quiser que eu envie fotos de assimetrias que são realmente relevantes posso enviar por email). O problema é sim a mastigação unilateral e a dupla oclusão (isso ocorre quando não existe coincidência entre o bom encaixe da mandíbula dentro da articulação com o encaixe dentário – olhe o artigo de Enxaquecas que escrevi). Isso provoca uma compressão na ATM (articulação Têmporo mandibular) fazendo com que o disco articular escape, causando os estalos. Se você não reequilibrar a mastigação, esse problema tende a se agravar, podendo causar dores de cabeça, zumbido nos ouvidos e até cansaço nos olhos. E a assimetria??? Também tende a aumentar, contudo, a assimetria é apenas um sinal, e não o problema (na maioria dos casos). É mais ou menos o seguinte: Se você roe as unhas, essas ficarão curtas, e isso não é um problema (unhas curtas), e sim roer as unhas (desgastes excessivos nos dentes, cortes na pele dos dedos facilitando infecções, levar sujeira para a boca, etc.). Mas a unha estar curta não significa problema. Pode não ser bonita, mas não é problema. Dê uma lida no artigo de enxaquecas que você vai entender bem isso. Qualquer coisa me retorne.
      Obrigado pela visita e um abraço.
      Ricardo Resstom

      • Priscyla disse:

        Agradeço a resposta e gostaria de fazer outra pergunta, dentro do que você me respondeu:
        Primeiro quanto às fotos de assimetrias realmente relevantes, eu andei pesquisando e percebi casos extremos e também casos parecidos com o meu, menos perceptíveis.

        Já que o meu problema tende a piorar a medida que eu envelheço, o que então eu poderia fazer para resolver meu problema? E eu poderia ter uma face mais harmônica, normal?

        Lembrando que já usei aparelho muito tempo. Quando mordo sem nada ocorre o seguinte: no lado que não mastigo os dentes se encostam e os dentes do lado que eu mastigo quase não encostam um no outro. Então não consigo mais mastigar direito do lado não usado.

        Obrigada

  68. Um lado do meu Queixo é maior que o outro,deve ser porque eu mastigo mais do lado direito do que o esquerdo?

    • Olá Lucas,

      Quando você diz do queixo, eu estou interpretando do osso da mandíbula toda (osso inferior da boca), e não apenas do queixo em si. Se interpretei corretamente o que você quis dizer a resposta é sim…No entanto, se você quis dizer apenas do queixo..a resposta é não.
      De uma olhada nas fotos que postei…qualquer coisa me retorne.
      Abraços
      Ricardo Resstom

  69. Diogo disse:

    Sei que não tem muito a ver com o assunto de sua área, mas como funcionaria mais ou menos a cirurgia para alinhamento dos olhos? É que eu não faço a mínima ideia, do procedimento, preços e etc.

    • Olá Diogo. realmente não é minha área, isso deve estar ligado à cirurgia plástica. A assimetria pode estar ligada à mastigação unilateral, nesse caso a ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares podem ajudar a corrigir o desequilíbrio mastigatório, mas a assimetria instalada (em adulto) só poderá ser corrigida com cirurgia. Se é a assimetria de maxila e mandíbula (ossos da boca), essa correção é do cirurgião buco maxilo facial (é um dentista), já a assimetria dos olhos, acredito fazer parte da cirurgia plástica.
      Abraços
      Ricardo Resstom

      • Diogo disse:

        Adulto que você diz até quantos anos? completei 20 anos mês passado… dizem que a formação óssea vai até cerca de 21-24 anos mais ou menos. Se for possível corrigir a assimetria ocular sem cirurgia na minha situação gostaria de ser informado, obrigado.

      • Olá Diogo,
        Para a Ortodontia, é considerado adulto o homem após 18 anos e a mulher após 17 anos.
        Quando eu digo correção da assimetria através da Ortodontia ou Ortopedia Funcional dos Maxilares, estou me referindo às assimetrias de mandíbula e maxila (ossos superior e inferior da boca). Quanto a assimetria na altura dos olhos, esta correção deve estar ligada à Cirurgia Plástica.
        Abraços

  70. priscila disse:

    meu lado direito esta estralando,e fui tirar uma panoramica nela dissi que eu tinha assimetria condilar. o que assimetria condicular? meu rosto pode ficar deformado com o passar do tempo
    obrigado.

    • Olá Priscila,
      O osso da mandíbula (osso inferior da boca) se encaixa no nosso crânio através de articulações (ATM) que ficam ligeiramente à frente dos ouvidos (articulação que abre e fecha a boca). Quando se tem uma mastigação unilateral, haverá um desgaste maior na articulação do lado que a pessoa NÃO MASTIGA, pois será esse lado que se movimentará mais, assim, com o tempo ocorre uma remodelação dos ossos por atrito, causando a assimetria condilar. Se você não equilibrar a mastigação, essa assimetria irá se agravar, podendo causar uma luxação articular, ou seja, ao abrir a boca, a mandíbula se desloca para frente e para baixo até um determinado limite, na luxação esse deslocamento vai além do limite, em alguns casos a pessoa não consegue fechar a boca. Dói muito. Se você é adulta, a assimetria FACIAL (rosto) irá aumentar, mas não a ponto de deformar o seu rosto…entenda…a assimetria (em regra) não é o problema…”O PROBLEMA” é a mastigação desequilibrada…é essa a causadora da assimetria facial e condilar. Esta última pode se tornar muito grave….procure ajuda com um Ortodontista ou Ortopedista Funcional dos Maxilares ou especialista em DTM (disfunção têmporo mandibular), este tb é dentista.
      Abraços
      Ricardo Resstom

  71. wezia disse:

    meu lado do direito do maxilar faz tres messes que estrala,e o outro ta começando a doer di vez em quando,queria saber se vai ser preciso fazer cirugia?

  72. Emerson disse:

    Eu tenho o olho do lado direito mais baixo, mas quando dou um sorriso o lado que esquerdo que fica mais alto, no caso qual lado é minha mastigação?

    • Olá emerson,
      Nesse caso, onde há sinais antagônicos, para definir com certeza o lado predominante da mastigação, é preciso fazer uma avaliação clínica pessoalmente, pois será analisada sinais intraorais. Quando o paciente mastiga mais de uma lado, houve um desgaste dos dentes desse lado, assim, o profissional irá solicitar que vc deslize os dentes de um lado para o outro e conseguirá verificar em qual lado você, ao deslizar a boca, teve que abrir mais a boca. Logo, se você ao deslizar a boca para o lado direito, por exemplo, abriu mais a boca se comparado com o deslize para o lado esquerdo, indicará que sua mastigação é predominantemente para o ESQUERDO, visto que você teve menor trabalho, menor gasto de energia para ir para este lado.
      Caso eu não tenha conseguido esclarecer, pode me questionar, ok??
      Abraço
      Ricardo Resstom

  73. joão pedro disse:

    oie…quero saber se tem jeito de engordar a bochecha do rosto…por que meu rosto parece ki esta fundo no lugar das bochechas…desde ja agradeço
    abraços!

    • Olá João,
      Olha só…sua queixa tem que ser avaliada por um profissional pessoalmente, pois este problema pode ser consequência de uma Maxila retraída (osso de cima da boca) ou pode ser uma queixa estética. São coisas diferentes com tratamentos diferentes. Procure um Ortodontista para ele lhe avaliar. Um abraço
      Ricardo Resstom

  74. Henrique disse:

    Tenho uma dúvida, se eu mastigar com o lado direito, o meu olho esquerdo vai ficar mais acima ou mais abaixo?

  75. Rhany disse:

    olá eu mastigo com o esquerdo é que eu sinto uma dorzinha no direito e meu queixo é um maior que o outro é muito feio eu tenho até vergonha de tirar fotos nem tiro né,quando vou sorri o esquerdo é maior que o direito :// tem tratamento ou sei la ? me ajude por favor

    • Olá Rhany…Primeiro você necessita fazer uma avaliação clínica com um profissional. Ele irá avaliar sua situação pessoalmente. Se você já for menor que 16 anos, e essa assimetria for causada por uma mastigação unilateral, poderá haver correção com uso de aparelhos ortopédicos funcionais. Porém, se você for maior que 16 anos, qualquer assimetria provocada pela mastigação unilateral só poderá ser corrigida com cirurgia ortognática. Contudo, para ser indicação para uma cirurgia, tem que haver uma má relação entre maxila e mandíbula (ossos superior e inferior da boca), a qual impossibilite um bom relacionamento dentário. Procure um ortodontista na sua cidade.
      Abraços
      Ricardo Resstom

  76. Linamar disse:

    Nossa, mto bom esse blog, na verdade estava ja algum tempo sem entender pq um lado da minha face era menor(o lado direito), comecei a perceber nas fotos que tirava, dai via a diferença, e hj me considero uma antifotogênica, e consequentemente preocupada com minha simetria facial ou melhor assimetria..Triste #

    • Não se desespere…todas essas mulheres, apesar da assimetria, são lindas, ou seja, a assimetria é algo muito comum. Apenas é indicação cirúrgica quando afeta, além da estética, o equilíbrio mastigatório. Tenho um caso cirúrgico. Enviarei para seu email. Assim você pode ter noção do que é uma assimetria severa.
      Abraços
      Ricardo Resstom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s