Terapia com Toxina Botulínica tipo A

Você sabia que existe uma nova alternativa para o tratamento de dores de cabeça provocadas pelo mau posicionamento dentário (enxaquecas); para o bruxismo (ranger dos dentes) e para dores na ATM (de origem tensional)???

Isso mesmo…hoje, através do uso da TOXINA BOTULÍNICA tipo A (aquela usada para preenchimento de rugas e para estética facial) se promove o relaxamento dos músculos, eliminando as dores e diminuindo a hiperatividade dos músculos em casos de bruxismo.

Existem enxaquecas causadas pelo mau posicionamento dentário, o qual impede uma função mastigatória normal e, conseqüentemente, promove uma compressão na ATM, onde passam nervos que irão para a cabeça (têmpora), olhos de ouvidos causando as dores. O tratamento deve ser feito com uso de aparelhos ortodônticos. No entanto, em casos mais severos, onde a dor é muito intensa e freqüente, chegando a impedir uma abertura de boca normal e afetando a qualidade de vida da pessoa, a TOXINA BOTULÍNICA tipo A irá agir eliminando rapidamente essa dor, sem uso de placas miorelaxantes intrabucais, analgésicos e antiinflamatórios. Além disso, como o efeito da Toxina é duradouro, o paciente não terá dores durante todo o tratamento ortodôntico, o que é ESPETACULAR. Nos casos de Bruxismo, a TOXINA BOTULÍNICA age relaxando a musculatura tornando desnecessário o uso de placas miorelaxantes, melhorando a qualidade de vida da pessoa.

Outra indicação da TOXINA BOTULÍNICA tipo A dentro da odontologia é estética. Pessoas que possuem um sorriso gengival (exposição excessiva da gengiva ao sorrir) podem se beneficiar dessa alternativa, pois a TOXINA BOTULÍNICA realizará uma redução significativa dessa exposição, eliminando a necessidade cirúrgica e acarretando uma melhora estética e na sua auto-estima.

Esse post foi publicado em Toxina Butolínica na Odontologia. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Terapia com Toxina Botulínica tipo A

  1. Jeferson disse:

    Como funciona a aplicação da TOXINA BOTULÍNICA na estética, tenho um sorriso gengival e gostaria de corrigir. É uma aplicação com seringa direto no músculo?
    Em termos de valores, não digo o da clínica, mas o valor médio, o padrão, qual é?

    • Olá Jeferson,
      Não trabalhamos com toxina botulínica para estética, apenas podemos utilizar como meio auxiliar em problemas de ATM (articulação têmporo mandibular), ou seja, em pacientes que necessitam de um tratamento ortodôntico mas estão com a abertura da boca limitada, impedindo o início do tratamento. Recentemente o CFO (conselho federal de odontologia) expediu uma decisão que o uso da toxina butolínica, aos dentistas, está restrito ao uso terapêutico de auxílio ao tratamento da ATM, nào sendo permitido aos dentistas o uso em estética. Particularmente, concordo com a decisão. Participei de cursos para utilização da Toxina e observei que, na minha modesta opinião, são cursos muito superficiais, não dào ao profissional um embasamento técnico e teórico ao ponto de me convencer em fazer isso no rosto de alguém. É muita responsabilidade. Acho mais seguro realizar esse procedimento com um dermatologista.
      Abraços
      Ricardo Resstom

  2. Jeferson disse:

    Parece ser um procedimento delicado, sem falar que mexe com a fisionomia da pessoa. Agradeço a atenção! O site esta de parabéns!

Deixe um comentário